Cotidiano

José Mujica expressa solidariedade ao líder opositor preso na Venezuela

MADRI – O ex-presidente uruguaio José Mujica expressou nesta segunda-feira, em Madri, sua solidariedade em relação ao líder oposicionista venezuelano Leopoldo López, que acaba de completar mil dias na prisão.

? Não gosto de presos políticos em nenhuma parte do mundo ? afirmou Mujica em uma visita à prefeitura de Madri, ao responder uma pergunta a respeito de López. ? Tenho solidariedade para com todos os presos políticos do mundo, seja qual for sua causa ? acrescentou, sem citar o nome de Leopoldo López, o ex-presidente de esquerda uruguaio (2010-2015), que passou mais de uma década na prisão por sua militância como guerrilheiro tupamaro.

López completa nesta segunda mil dias na prisão militar de Ramo Verde. O líder do Partido Vontade Popular cumpre uma condenação de quase 14 anos de prisão, acusado de incitação à violência durante os protestos opositores de 2014, que deixaram 43 mortos.

Mujica, de 81 anos, elogiou o papel da Igreja católica no diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD). Também defendeu o novo acordo político na Colômbia, desejando que acabe com o conflito entre o Estado e a guerrilha das Farc.