Esportes

Jornalistas da Globo recebem homenagens na sede do Botafogo

Ari Júnior, Guilherme Marques e Guilherme Van Der Laars, os três jornalistas da TV Globo que faleceram no acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, estão sendo velados neste momento no salão nobre de General Severiano, sede do Botafogo.

Previsto inicialmente para acontecer a partir das 12 horas, a homenagem começou atrasada por questões burocráticas. Os corpos chegaram ao Rio de Janeiro às 4h15, mas só foram liberados às 10h30 e só foi possível iniciar a cerimônia às 13h. Cerca de 15 minutos depois, um padre fez orações no salão principal do casarão amarelo apenas para familiares e amigos mais próximos. Colegas de profissão e demais amigos tiveram acesso logo na sequência.

Cariocas, Marques e Van Der Laars eram torcedores do Botafogo e, como forma de homenagem, muitos amigos e familiares estão vestindo a camisa do clube. Os dois, inclusive, darão nome a duas cabines de imprensa do Estádio Nilton Santos. Ari Júnior, por sua vez, era goiano e fã do Goiás. Muitos colegas de trabalho, principalmente os que atuam na área esportiva, estão no local para prestar as últimas homenagens.

Carol, a esposa de Laars, grávida de 8 meses do terceiro filho, fez um discurso emocionante que levou muitos dos presentes às lágrimas. Com um microfone, ela prometeu, na frente de todos, que lutaria pela família. E foi muito aplaudida:

? Gui, você terá muito orgulho de mim e dos seus filhos ? falou emocionada.

Repórteres da Rede Globo fizeram uma homenagem aos colegas em especial a Marques que trabalhava no grupo de reportariado (era o mais novo entre os especialistas em Esporte da emissora). Eles disseram que se inspiravam na juventude de Marques e que ele era uma fonte de inspiração. Citaram sua força, empolgação com a notícia e com o trabalho, e o empenho como lições que aprenderam com o colega.

Após o velório, as famílias seguirão com suas cerimônias particulares. Laars será sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, às 16h30. Marques será cremado no Memorial do Carmo, no Caju, às 18h. E Júnior será velado em Trindade, Goiânia, neste domingo e, em seguida, sepultado no Parque Memorial da cidade, às 17h.

Os jornalistas da Fox, Victorino Chermon e Paulo Julio Clement, estão em outro voo e a devem chegar a São Paulo por volta das 15h25. A princípio o avião chegaria entre 12h e 14h. Chermon, que era flamenguista, será velado na sede do seu clube, na Gávea, a partir das 8h deste domingo. E Clement, tricolor, receberá as homenagens, também pela manhã, em horário a confirmar, na sede do Fluminense.