Cotidiano

Jornalista teria descoberto a verdadeira identidade da escritora italiana Elena Ferrante

LONDRES ? O mundo literário reagiu furiosamente após um jornalista italiano ter ?descoberto? o verdadeiro nome e detalhes biográficos da romancista Elena Ferrante, que se mantinha anônima por trás do pseudônimo desde o início de sua bem-sucedida carreira.

Claudio Gatti revelou suas descobertas no site do jornal ?New York Review of Books?, mas causou polêmica após muitos artistas do meio questionarem se revelar a identidade de Elena seria justo ou até mesmo necessário ? em respeito à opção da autora pelo anonimato, o GLOBO preferiu não revelar o nome e nem divulgar o link da matéria publicada por Gatti.

?Nós achamos que esse tipo de jornalismo é nojento. Pesquisar na carteira de uma escritoria que decidiu apenas não ser uma pessoa ?pública??, atacou Sandro Ferri, editor de Elena e um dos poucos a saberem quem a autora realmente é, em entrevista ao ?Guardian?.

Elena é mais conhecida por sua tetralogia napolitana, e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista ?Time?, neste ano.

As investigações de Gatti se basearam em recibos de pagamentos feitos pelo editor a Elena.

No Twitter, muitos usuários alegaram que a italiana mantém sua identidade anônima por uma boa razão, mas Gatti insistiu que ?os leitores têm o direito legítimo de saber a verdade, uma vez que eles fizeram dela uma superstar?.

?De fato, ela e seu editor parecem não apenas ter alimentado o interesse do público em descobrir sua verdadeira identidade mas também desafiou críticos e jornalistas a irem atrás da mentiras?, disse o jornalista, também ao ?Guardian?. ?Ela nos disse que considera as mentiras ?saudáveis?. Como jornalista, eu não considero o mesmo. Na verdade, é o meu trabalho expor a verdade?.