Cotidiano

Jornalista Rosental Calmon Alves vence o prêmio Maria Moors Cabot

RIO – O jornalista e professor Rosental Calmon Alves foi anunciado nesta quarta-feira como um dos vencedores do Maria Moors Cabot, o mais antigo prêmio internacional de jornalismo. A láurea, concedida pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, reconhece profissionais pelo trabalho e pela cobertura que contribuíram para o “entendimento interamericano”.

A organização do prêmio definiu Calmon Alves como “um líder verdadeiramente inovador num contexto de mídia em transformação, que fez contribuições significativas para uma nova geração de jornalistas nas Américas”. O jornalista, hoje, é diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe.

Calmon Alves iniciou a carreira nos anos 1960 na redação de “O Jornal”, ainda como estagiário. Foi repórter da Rádio Tupi e da Rádio Nacional. Em 1973, entrou para o “Jornal do Brasil”, onde ficou até 1995, com uma interrupção entre 1984 e 1985, quando foi editor-assistente da revista “Veja”. Foi um dos responsáveis, na década seguinte, pela criação do JB Online, o primeiro jornal brasileiro na internet. Ele deixou as redações e se mudou para os EUA em 1996. Lá, investiu na carreira acadêmica.