Cotidiano

Jornalista húngara que agrediu refugiados é indiciada por vandalismo

petra laszlo.jpg BUDAPESTE ? Uma jornalista húngara que provocou indignação por ter agredido Imigrantes com chutes no ano passado foi formalmente indiciada pela Justiça. Petra Laszlo foi acusada de perturbação da ordem pública, de acordo a Promotoria do condado de Csongrad, no Sul da Hungria.

Imagens que geraram indignação pelo mundo mostram a cinegrafista, com a câmera no ombro, dando um pontapé em um homem e seu filho enquanto tenta dar uma rasteira em uma criança entre Hungria e Sérvia. No entanto, após as investigações, a Justiça onsiderou que a atitude da jornalista não foi motivada por considerações étnicas ou pela condição de imigrantes das pessoas agredidas.

O incidente aconteceu em 8 de setembro de 2015, quando centenas de solicitantes de asilo, que viajaram até a Grécia pela costa turca, transitavam diariamente pela rota dos Bálcãs em direção a Alemanha. No dia em questão, vários grupos conseguiram forçar a passagem pelo cordão de isolamento dos policiais húngaros, que tentavam impedir sua entrada no país. O governo húngaro já estava sob fortes críticas por sua atitude hostil em relação aos migrantes.

A rasteira da jornalista, que trabalhava para um canal de TV ligado à extrema-direita, não provocou ferimentos, mas seu comportamento provocou indignação e revolta entre as pessoas presentes, destaca a Promotoria. Demitida pouco depois, Petra se defendeu alegando que naquele momento estava em pânico.

Uma semana após o incidente, a Hungria completou a construção de uma arame farpado ao longo da fronteira com a Sérvia. E, mais tarde, construiu outra na fronteira com a Croácia, reduzindo consideralvelmente a passagem de imigrantes pela rota.