Cotidiano

Jornalista espanhol diz ter sido deportado da Venezuela

VENEZUELA-ECONOMY-CRISIS-FATHERLANDS CARDCARACAS ? Um jornalista espanhol, correspondente da rede alemã Deutsche Welle (DW), denunciou no domingo ter sido deportado da Venezuela. Ele havia viajado ao país para cobrir manifestações a favor e contra o governo de Nicolás Maduro, previstas para esta segunda-feira. Venezuela_2301

?Uma tristeza imensa por não poder estar onde deveria, na Venezuela fazendo meu trabalho?, escreveu Aitor Sáez no Twitter depois de chegar a Bogotá, Colômbia, para onde foi enviado pelas autoridades venezuelanas. Segundo seu relato, funcionários do Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros (Saime) o declararam ?inadmissível? ao aterrissar no aeroporto internacional de Maiquetía, a 25 km de Caracas. O repórter já havia feito cinco visitas anteriores ao país no período de um ano.

A denúncia de Sáez foi confirmada pelo maior sindicato de jornalistas da Venezuela, que classificou a medida como uma ameaça à liberdade de imprensa.

?O governo insiste em silenciar a imprensa e isolar o país (…). Com o eufemismo de ?inadmitido?, deporta Aitor Sáez?, declarou o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP).

No ano passado foram registrados vários incidentes similares com repórteres estrangeiros na Venezuela. EM outubro, autoridades venezuelanas retiveram no aeroporto de Caracas quatro jornalistas peruanos e um fotógrafo argentino que iriam cobrir um mega-protesto da oposição.