Cotidiano

Jornalista admite falsa certidão de nascimento de suposto filho de Morales

201605132052199716_RTS.jpg

LA PAZ ? Após ter dado o pontapé inicial de um escândalo envolvendo Evo Morales, o jornalista Carlos Valverde voltou atrás nas suas declarações sobre a existência de um filho entre o presidente boliviano e a sua ex-namorada Gabriela Zapata. Foi ele quem revelou a antiga relação amorosa entre o mandatário e a executiva de uma empresa que detém contratos públicos com o governo do país, desencadeando uma série de acusações de tráfico de influência contra Morales.

Nos últimos meses, a discussão sobre a existência do filho do presidente ganhou muitas versões e terminou com uma disputa judicial. O caso veio à tona após Valverde ter revelado a certidão de nascimento da criança, supostamente nascida em 2007. A tia e a advogada de Gabriela afirmaram que o menino, que hoje teria oito anos, estava “vivo e bem” ? diferentemente do que Morales havia declarado ao afirmar que seu filho tinha morrido pouco após o nascimento.

? A informação que tenho é que o meino nem mesmo teria nascido, nunca teria existido e toda estas documentações do nascimento seriam fraudulentas ? disse o jornalista em seu programa na televisão boliviana.

Ele agora acusa Gabriela de usar o filho de um parente para se passar pelo suposto filho de Morales.

Após uma história de muitas reviravoltas, a Justiça da Bolívia também afirmou na semana passada que Morales não teve um filho com Gabriela. A declaração de uma juíza sobre o caso ? que ganhou as manchetes do país ? vai de acordo com a mais recente história apresentada pelo presidente. A executiva, hoje com 28 anos, teria enganado Morales ao dizer que seu filho havia morrido em seu primeiro ano de vida, em 2007.

Após a revelação inicial de Valderde, Morales exigiu ser apresentado a seu filho com a executiva. Segundo a tia de Gabriela, o menino Ernesto Fidel moraria na capital boliviana, La Paz. Morales respondeu que, se o filho deles continuava vivo, Gabriela mentiu ao informá-lo sobre a morte da criança.

? Gabriela me informou que o menino estava doente. Exigi vê-lo, mas ela logo me disse que ele havia morrido. Houve divergências sobre a morte do bebê. Eu acreditei nas palavras da mãe do meu filho. Quero que me apresentem, quero conhecê-lo. Quero cuidar dele ? disse o presidente, em entrevista coletiva. ? Se o menino não aparecer, tenho a obrigação de ir até as instituições, com o juizado de menores, para que este fato seja investigado.

Atualmente, Gabriela está presa por tráfico de influência e enriquecimento ilícito. Valverde também revelou seu relacionamento com Morales e a vida de luxo de Gabriela ? que não costumava pagar multas por infrações de trânsito e era frequentemente capa de tabloides. Segundo o jornalista, Gabriela teria tirado proveito de sua relação com Morales para obter benefícios comerciais e mudou de vida repentinamente.

A empresária, de 28 anos, é gerente executiva desde 2013 da companhia chinesa CAMC Engineering, que conquistou contratos avaliados em US$ 566 milhões com o governo para a construção de uma mina de potássio, uma linha de trem e uma represa.