Cotidiano

JORNAL O PARANÁ: Uma história escrita em 43 anos

Neste dia 15 de maio, o Jornal O Paraná completa 43 anos de história, credibilidade e compromisso com seus leitores

JORNAL O PARANÁ: Uma história escrita em 43 anos

Cascavel – Nos últimos houve muita transformação e o Jornal O Paraná registrou todos os acontecimentos e também evoluiu nesse tempo. O jornal que nasceu para ser um periódico de fato, sobreviveu ao que especialistas indicavam ser o enfraquecimento da mídia impressa, reinventou-se, mudou de tamanho, de cara e, assim, década após década segue sendo referência nos mais diversos meios. O que não mudou foi o compromisso com a verdade, com a informação fiel e apurada, confrontada, marca da sua credibilidade.

O Paraná viu, participou e noticiou a mudança de regimes políticos, a transição de governos, acompanhou e informou o começo e o fim de crises políticas e econômicas. Registrou a ascendência e a queda de líderes.

Mas seu foco sempre foram as pautas de desenvolvimento regional, especialmente nos 50 municípios do oeste, embora sempre atuante em todas as 399 cidades paranaenses.

Ao lado da sociedade civil organizada, o Jornal O Paraná protagonizou e protagoniza bandeiras essenciais como o polo do cooperativismo brasileiro – cinco das dez maiores cooperativas do Brasil estão na região com um faturamento superior a R$ 25 bilhões/ano -, a construção da Ferroeste e agora a sua extensão até o Mato Grosso do Sul e Foz do Iguaçu, luta de forma engajada pela continuação de duplicações da BR-277 e da BR-369, tarifas mais justas de pedágio e contratos públicos transparentes, e eterno aliado no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Desde sua criação tem como pressuposto o engajamento pela construção do Aeroporto Regional do Oeste, uma das bandeias mais antigas estampadas em suas páginas.

Acompanhou o crescimento paulatino e histórico de uma das regiões mais pujantes do País. Viu sua população de cerca de 400 mil habitantes saltar para 1,3 milhão de pessoas em quatro décadas, cujo PIB regional já chega a R$ 52,4 bilhões.

O Jornal O Paraná completa nesta quarta-feira (15 de maio) 43 anos de fundação e chega à edição de número 13.079, com suas milhares de páginas grafadas com o suor de gente trabalhadora, honesta, aguerrida, que transformou o oeste do Estado em uma potência, um celeiro mundial com produção de mais de 14 milhões de toneladas de grãos por ano. E mais: no agronegócio conta a evolução dos maiores plantéis de frango e de suínos do País, com produto de qualidade internacional que garante o abastecimento interno e externo, assim como se destaca a segunda maior bacia leiteira do Estado.

Luta por melhorias

O Jornal O Paraná também é um importante porta-voz da sociedade dando ênfase às carências que freiam o desenvolvimento, como os graves problemas de infraestrutura e logística, temas diariamente tratados pelo jornal de fato.

Investigações

A região oeste e o Jornal O Paraná respiram desenvolvimento puxado pelo agronegócio e pelas tecnologias da informação, mas o destaque segue ainda para as denúncias a partir de sérias investigações jornalísticas focadas no enfrentamento ao crime organizado, à prática do tráfico de drogas, de armas, de munições e do contrabando em uma região altamente vulnerabilizada pela proximidade com a fronteira com o Paraguai.

Voltado sempre para o bem comum, o Jornal O Paraná se consagra nesses 43 anos como referência do jornalismo paranaense e brasileiro com edições que ecoam nas mais diversas esferas do poder em todos os cantos do País, levadas pelas plataformas digitais às quais o veículo também se faz presente.

A notícia em primeira mão

 O Paraná inovou há cerca de dois anos, ao se tornar um dos primeiros veículos de comunicação do oeste paranaense a fazer transmissões ao vivo via Facebook, ditando tendências mais uma vez e levando notícias de primeira mão com muita responsabilidade.

Cobertura de fatos em tempo real, com acesso ilimitado aos leitores e internautas, levando sempre jornalismo de qualidade.

Com informação de credibilidade e aliado às tecnologias da informação, a versão impressa e as mídias digitais visam à prestação de serviços à comunidade, à busca pelo ineditismo, por todos os lados de cada história, consolidando a confiança e a credibilidade que se fazem presentes nesses 43 anos.