Cotidiano

Jornal O PARANÁ: 45 anos de constantes transformações

Jornal O PARANÁ: 45 anos de constantes transformações

Um dos impressos mais antigos em circulação no Estado, o Jornal O Paraná chega aos seus 45 anos de uma história marcada pelas constantes transformações para se adaptar à evolução da própria sociedade. Das páginas standard gravadas em preto e branco às notícias dinâmicas disparadas por WhatsApp, o veículo de comunicação vai se adaptando para manter seu firme propósito: levar a informação com precisão até o leitor.

Apesar dos constantes investimentos em tecnologia e da presença maciça nas populares redes sociais, o jornal insiste no charme do impresso, que confere credibilidade às notícias. Afinal, no papel, não é possível alterar o que já está gravado, ao contrário do que pode acontecer nos textos publicados nos meios virtuais.

Contudo, manter a tradição e caminhar junto da evolução têm um custo alto. Além de uma equipe profissional bem preparada, é preciso contar com a parceria dos anunciantes e, especialmente, a fidelidade dos assinantes, alguns dos quais que estão conosco nessas últimas quatro décadas e meia.

O Jornal O Paraná resiste às grandes crises para cumprir sua missão de se manter como porta-voz da comunidade do oeste e do sudoeste do Estado, atuando em defesa de causas sociais e estruturantes, sempre do lado da sociedade.

Entre as defesas e as lutas alcançadas, noticiou a implantação da Unioeste em 1987, a duplicação da BR-467 entre Cascavel e Toledo, com obra concluída em 2007; a consolidação dos polos de educação e saúde; a evolução social.

Muito além do registro das conquistas históricas, é um manifesto diário das demandas públicas, como a luta indiscriminada pelo combate à corrupção, a liberdade de imprensa e a manutenção da democracia e das liberdades civis.

O mundo passa por tempos difíceis e o jornal não para, atualizando diariamente as ações na luta pela sobrevivência em meio à mais difícil pandemia da história, reforçando a cobrança das autoridades pelos investimentos necessários, informando à população a real situação, noticiando os infortúnios e as esperanças, nunca se furtando, mesmo nos períodos mais severos. Pois sabemos que, juntos, fica mais certa a vitória sobre este momento tão desafiador.