Cotidiano

Jornal O GLOBO recebe 17 prêmios de design

O GLOBO recebeu 17 prêmios de excelência na 18ª edição do European Newspaper Awards. Ao todo, participaram do concurso 191 veículos de comunicação, de 27 países, que inscreveram um total de 7.000 trabalhos. A cobertura dos Jogos do Rio rendeu prêmios no impresso e no digital.

? É um grande avanço. Saímos de nove prêmios no ano passado para 17 agora. O destaque vai para nossos trabalhos olímpicos, responsáveis por cinco do dos 17 que recebemos ? avaliou Rubens Paiva, editor de Arte.

Na categoria ?Páginas de notícia ? Olimpíadas do Rio? foram premiadas duas edições da revista especial ?História dos Jogos Olímpicos?, publicadas nos dias 24 de junho e 22 de julho; duas capas do caderno RIO 2016, ?Raio na veia?, de 15 de agosto, que dava destaque para as pernas do velocista Usain Bolt, e ?Carnaval no Olimpo?, de 22 de agosto, que mostrou o samba da festa de enceramento.

?TRABALHO MULTIDISCIPLINAR?

Além disso, também foram vencedoras duas páginas duplas do mesmo caderno, ?Rogai por nós?, de 8 de agosto, que tratava da dinâmica das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, Baía de Guanabara e Praia de Copacabana, e ?Quase todos os corpos do mundo são olímpicos…?, que explicava os diferentes biotipos dos atletas. Na infografia on-line, dois trabalhos olímpicos também tiveram destaque: ?Mapeando a pegada?, no qual um teste mostrava a força por centímetro quadrado dos judocas brasileiros, e a série ?Segredos Olímpicos?, com vídeos que mesclavam filmagem real e animação para explicar o segredo de cada um dos 28 esportes dos Jogos.

Outra categoria que rendeu prêmios ao GLOBO foi a de ?Revista?, com duas edições da Revista Globo: ?Desapego?, de 20 de março, usava a tipografia para traduzir a atitude de abrir mão de relacionamentos, posses e excesso de informação; ?Eles têm algo no ar?, de 17 de abril, sobre o marketing sensorial e os cheiros de alguns cartões-postais do Rio. Na categoria ?Histórias alternativas?, o impeachment de Dilma Roussef teve destaque com ?Como votou o Senado?, que mostrava o resultado da votação do impedimento da presidente, e ?Como a crise desembocou no impeachment?, uma linha do tempo de todo o processo.

Alessandro Alvim ressalta o envolvimento das equipes na produção dos trabalhos.

? Participei diretamente de seis prêmios entre design de página, infografia e narrativa digital. Mas, hoje, o trabalho é multidisciplinar, não faço nada sem as equipes de fotografia, de vídeo e de desenvolvimento digital ? destaca.

Do Brasil, participaram oito veículos, e outros três foram premiados: ?Extra?, com prêmios de excelência; o ?Estado de Minas?, com três; e o ?Povo? do Ceará, também com três.