Cotidiano

Jornal O GLOBO ganha mais oito prêmios de design

RIO – Pela segunda vez esta semana, O GLOBO é premiado em um concurso de design de notícias. Na terça-feira, foram anunciados os vencedores do European Newspaper Awards, em que o jornal ganhou 17 prêmios de excelência. Nesta quinta-feira, foi a vez do Prêmio ÑH2016, organizado pela divisão espanhola da Society for News Design (SND-E), que deu ao GLOBO duas medalhas de prata e seis de bronze. Participaram 120 veículos de 15 países, num total de 2.620 trabalhos, divididos entre publicações impressas, digitais e revistas.

? É primeira vez que o SND-E abre inscrição para a América Latina. Fomos os maiores premiados entre os veículos brasileiros que concorreram. Um ótimo começo ? diz Rubens Paiva, editor de Arte.

No impresso, O GLOBO obteve três medalhas de bronze: uma na categoria ?Capas?, com a primeira página da abertura do Jogos do Rio 2016; outra em ?Coberturas informativas?, com a cronologia dos momentos mais importantes da presidente Dilma Rousseff, da reeleição ao afastamento; e a terceira, em ?Infografia reportagem?, com o infográfico sobre o Museu do Amanhã, que apresentava um modelo 3D em escala do museu.

As outras cinco medalhas couberam a trabalhos digitais. Na categoria ?Desenho de especiais?, o projeto Destino Rio, com as trajetórias de três refugiados até a cidade, e o ambiente especial que apresentou o Museu do Amanhã em um tour virtual, receberam prata. Ganharam bronze Cuba de Fidel, sobre os 90 anos do líder revolucionário; Conflito Íntimo, um registro fotográfico da situação síria feito por um refugiado; e Shakespeare Remix, trabalho colaborativo que celebrou os 500 anos do dramaturgo inglês.

Outras publicações brasileiras foram premiadas. Entre os impressos, a ?Gazeta do Povo? levou um ouro, uma prata e um bronze; o ?Extra?, uma prata e um bronze; e a ?Zero Hora?, um bronze.

? A sequência de prêmios de design, principalmente na área digital, são fruto da renovação do departamento de Arte feita nos último anos, que modificou funções e renovou a equipe ? celebra Chico Amaral, editor-executivo do GLOBO.

MUITO ALÉM DA INFOGRAFIA

Alessandro Alvim é infografista do GLOBO há 19 anos, mas seu trabalho extrapolou pranchetas e computadores, avançando em projetos multimídias que percorrem todas as áreas da Redação. Na trajetória profissional, é o brasileiro mais constante nas premiações internacionais. Só esta semana, das 25 premiações que O GLOBO recebeu, dez foram para projetos coordenados por Alvim:

? Procuro ser o fio condutor entre as áreas do jornal, agregando reportagem, vídeo, fotografia e infografia, num trabalho em equipe. Criamos narrativas com todos os gêneros jornalísticos.

Esse desempenho único fez Alvim ser um dos oito brasileiros a participar do júri do maior concurso de infografia do mundo, o Malofiej. São dez desses prêmios na estante.

Este ano, os projetos Destino Rio e Conflito Íntimo (sobre refugiados), Museu do Amanhã, Segredos Olímpicos e Pegada Individual (força no judô) ganharam dez prêmios no ÑH2016 e no European Newspaper Awards. Na carreira, foram 42 prêmios, 39 internacionais e dois Essos.