Cotidiano

Jornais internacionais repercutem discurso de Dilma no Senado

O discurso que Dilma Rousseff fez em sua defesa no Senado, ao longo da última segunda, foi destaque em vários jornais internacionais na manhã de hoje. Além de explicar as circunstâncias em que o julgamento do Impeachment acontece, o jornal The New York Times destaca em sua edição trechos da fala da presidente afastada, como a comparação com a realidade política do país em 1964, a citação a um novo golpe, suas memórias em relação à tortura e o tom emocionado de sua fala: “Não esperem que eu fique silenciosa como uma covarde”. O jornal ainda ressalta a expectativa dos oponentes ao governo em relação ao afastamento definitivo da presidente e publica o artigo da repórter Carol Pires, da revista Piauí, que diz que o Impeachment “mudaria o governo, não a política”.

O jornal El País também destaca, nesta manhã, “As 14 horas de Dilma no Senado”, dizendo que a possibilidade de ela escapar da cassação segue “contra todos os prognósticos”. A fala de Dilma no Senado é apresentada como “O discurso mais importante, talvez o último da petista como presidente”.

Após publicar, na última segunda, uma carta aberta condenando a suspensão de Dilma, o jornal britânico The Guardian diz que a fala da petista foi uma “poderosa denúncia dos políticos que querem tirá-la do poder nos próximos dias”.