Cotidiano

Jornais destacam incerteza com futuro e choque com vitória de Trump

RIO – Incerteza frente ao futuro e choque estão entre as principais reações de jornais de todo o mundo com a vitória de Donald Trump. Os jornais americanos ?The New York Times? e ?Washington Post? apontam o triunfo do republicano diante de uma campanha ?explosiva, populista e com muita polarização?.

Segundo o ?The New York Times?, o resultado surpreendente ?é uma rejeição poderosa das forças do establishment? que se organizaram contra ele. O repúdio não se volta apenas para Hillary Clinton, para o jornal, mas também para o presidente Barack Obama, cujo legado ficado em risco.

Já o ?Washington Post? ressaltou que sua campanha reuniu ?legiões de americanos ofendidos em um repúdio sonoro ao status quo?. A publicação citou os eleitores fartos ?do sistema político e sem confiança em Hillary Clinton?.

Em um editorial, o ?Washington Post? afirmou que o anúncio de Trump como o 45º presidente dos Estados Unidos eram ?as palavras que esperavam nunca ter que escrever?. Mas em seguida adota um tom conciliador e diz esperar que Trump ?seja um melhor presidente do que tememos? e revela que ?vai apoiá-lo quando ele fizer a coisa certa?.

?Desejamos que ele entenda que o sistema de governo dos Estados Unidos não é para ou sobre uma pessoa. Sozinho ele não pode cuidar disso. Os poderes do Salão Oval não existem para punir seus inimigos, como ele mencionou durante a campanha, segundo artigo recente do ?The New York Times?, apontou o artigo.