Cotidiano

Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo voltará em 2017

Depois de encerrar suas atividades em 2015, um dos mais tradicionais eventos literários do país deve voltar ano que vem. A Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo chegará a sua 16ª edição na primeira semana do mês de outubro de 2017, entre os dias 3 e 8. Fruto de um estudo encomendada pela Universidade de Passo Fundo, a nova Jornada voltará repaginada.

A ideia, segundo a instituição, é dialogar mais com os espaços da cidade de Passo Fundo e trazer uma maior aproximação com os gestores da educação regional. As ações resultarão na ?Jornalização? da cidade, que será marcada pela ocupação dos espaços culturais.

? Quando falamos em ?Jornalização? da cidade, estamos nos referindo ao fato de que, realmente, todos estão envolvidos ? explica a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, referindo-se a compressão dos diferentes atores envolvidos, que são professores das escolas da educação básica e fundamental, docentes universitários, alunos e empresários apoiadores.

Segundo a professora Fabiane Burlamaque, coordenadora das Jornadas Nacionais de Literatura, a reformulação foi pensada para se adaptar às novas formas de difundir a leitura. A essência do evento, além de ações como a Jornadinha (voltada para o público infantil), serão mantidas.

Dentre as ações organizadas, estão os projetos transversais rotas leitoras, por meio dos quais será definido, via aplicativo para celulares ou outros dispositivos de informática, um caminho de leitura. O leitor vai poder se deslocar pela cidade, orientado pelo aplicativo, que indicará pontos de leitura, como túneis da literatura, livrarias, bibliotecas e museus, entre outros. ?Se a Jornada é uma ação permanente de leitura, precisa atender a toda a cidade?, destaca a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin.

A nova Jornada também terá o projeto Livros na mesa, leituras boêmias. O objetivo, segundo a coordenadora Fabiane Burlamaque, é envolver vários estabelecimentos comerciais noturnos nos debates sobre literatura. ?Vamos fechar ruas e envelopar bares e, entre 22h e 24h, promover debates nesses ambientes. Pelas ruas, onde o ambiente boêmio é maior, transitarão escritores, que terão contato direto com os jovens?, complementa.

Com o atual modelo, a UPF deseja envolver a comunidade acadêmica, desde o processo de concepção até a realização das Jornadas de Literatura. Nesse contexto, destacam-se o envolvimento do projeto de extensão VivA! Emau/UPF, do programa – UniverCidade Educadora e das unidades acadêmicas Faed, FAC, Iceg e IFCH, além do apoio da copromotora Prefeitura de Passo Fundo. ?Quando falamos em ?Jornalização? da cidade, estamos nos referindo ao fato de que, realmente, todos estão envolvidos?, explica a vice-reitora.