Esportes

Jorginho reconhece que Vasco vive 'momento difícil'

O Vasco conseguiu o que parecia impossível ao fim do primeiro turno: se complicar na briga pelas quatro vagas na Série A do Campeonato Brasileiro de 2017. O empate com o Luverdense por 1 a 1 em São Januário fez o clube cair para a terceira posição na Série B. Mas pior do que isso, é que a diferença para o Náutico, quinto colocado e que venceu o Goiás por 1 a 0, foi reduzida a dois pontos.

TABELA: Jogos e classificação da Série B

A três rodadas do fim da Série B, o Vasco precisa de ao menos uma vitória para não se transformar no primeiro clube grande que caiu e não conseguiu voltar para a Série A no ano seguinte desde o início do Brasileiro por pontos corridos.

Na atual circunstância, qualquer jogo parece ter virado pedreira para o Vasco, que a cada tropeço – e já são três jogos sem vencer – vê a pressão sobre os jogadores e a comissão técnica aumentar.

– Estamos em um momento difícil, extremamente delicado. Sabemos disso. A gente lamenta muito o que o nosso torcedor está passando, sofrendo com isso. Sabemos que o torcedor é um apaixonado, que sofre com a situação. Nós, profissionais, estamos fazendo de tudo, treinamento de finalização, de cruzamento, de penetração. As coisas não têm saído bem. Agora, meu amigo, é perseverança. Não podemos desistir. Depende só de nós. Acreditamos muito que vamos subir – disse Jorginho.

Na reta final, o Vasco fará apenas um jogo em casa, mas isso não tem servido de alento para os torcedores vascaínos. Isso porque, o desempenho do time em São Januário no segundo turno tem sido muito ruim. Foram apenas duas vitórias em sete partidas. Um aproveitamento de 42,85%. As outras duas partidas que o time fez como mandante foram no empate em 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, no Espírito Santo, e na vitória sobre o Londrina na Arena Amazônia.

No sábado, o time já tem um confronto difícil contra o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A equipe paulista vem de um empate contra o Joinville fora de casa e briga desesperadamente para escapar do rebaixamento para a Série C. O Bragantino tem 32 pontos e pode ser rebaixado se perder e o Oeste vencer o seu jogo contra o Brasil em Pelotas.

75% DE CHANCE DE SUBIR

Depois disso, o Vasco enfrentará, no dia 19, o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, e o Ceará, em São Januário, na última rodada, que até lá pode estar fora da briga por vagas na Série A.

Apesar da situação difícil, as chances de o Vasco subir ainda são de 75%, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Avaí (83%) e Bahia (80%) estão a frente do Vasco nas probabilidades, por mais que o a equipe catarinenses esteja abaixo do time carioca na classificação. Náutico (40%), CRB (14%), Londrina (4%), Ceará (3%) e Luverdense (1%) ainda sonham com uma vaga. O único já garantido é o Atlético-GO, líder da Série B com 67 pontos.

– A bola não está entrando. Estamos criando até algumas oportunidades, mas está faltando eficiência necessária. Estamos criando oportunidades. A bola desvia, bate em alguém. É um momento difícil que temos ultrapassar. Só existe uma forma de sair dessa situação: ganhando os jogos. Vamos ter a vantagem de ter um confronto direto com um desses que estão lutando para entrar no G-4. É fundamental nós fazermos o nosso resultado – afirmou Jorginho.

O técnico reconheceu que não é fácil trabalhar com pressão, mas o time tem jogadores experientes para lidar com isso. E afirmou que não é o tipo de treinador que abandonaria o clube. Ele vai até o fim.

– Sabemos como é o futebol brasileiro, mas eu sou o cara que vai até o fim. Já passei por muitas lutas, já perdi pessoas amadas da minha família e nem por isso deixei de acreditar que a vida é bela, que vale a pena investir em gente. Eu não desisti de investir em gente, em vidas e levo isso também para a minha vida profissional. Acredito que vamos classificar. Só lamento fazer com que o presidente, a diretoria e o torcedor passem por esse momento difícil. Queríamos realmente fechar o ano com chave de ouro.