Cotidiano

John Kerry é condecorado na França por esforços pela paz

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-KERRY

PARIS – O secretário de Estado americano, John Kerry, se tornou neste sábado um oficial da Ordem Nacional da Legião da Honra, condecoração francesa criada por Napoleão em 1802.

O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, entregou o prêmio a Kerry após os dois terem conversado sobre a guerra na Síria.

Chamando Kerry de um ?amigo para a França?, o ministro afirmou que o americano merecia a insígnia por ?seus esforços infatigáveis a favor da paz?.

Ao aceitar a condecoração, um emocionado Kerry lembrou de visitar com a mãe, quando criança, as praias da Normandia que viveram o episódio do Dia D, na Segunda Guerra Mundial. Após vê-la chorando, o americano apontou sua sensibilização precoce sobre as guerras e paz.

? Foi neste momento que comecei a entender o custo da guerra, e a necessidade de que todos nós continuemos lutando pela paz, sempre ? declarou Kerry.

Kerry visitou Paris inúmeras vezes como secretário de Estado para encontros diplomáticos sobre conflitos na Síria, na Ucrânia, entre outros.