Agronegócio

Jogos rurais atraem e divertem

A fim de divulgar o turismo rural como alternativa de renda para proprietários de pequenas propriedades, o Instituto Emater está apostando na diversão e nas lembranças dos mais velhos para chamar a atenção dos visitantes que passarem pelo Parque Tecnológico Coopavel, durante o Show Rural. No local são disponibilizados materiais e jogos e todas as informações são compartilhadas pelos técnicos.

Um dos jogos que podem ser oferecidos na propriedade rural e está sendo demonstrado no local é o estilingue, que atrai visitantes de todas as idades, assim como os balanços, os carrinhos e a gangorra.

Comum nas propriedades de décadas passadas, o poço com balde e corda emociona os mais velhos e surpreende os mais jovens, que em muitos casos o veem pela primeira vez. “Hoje o produtor pode ter grãos, bovinocultura de leite e outras atividades na propriedade, mas também pode ter o turismo, que é uma excelente fonte de renda para os fins de semana e feriados, principalmente. Durante a semana trabalhamos com o turismo pedagógico, que consiste em receber alunos das escolas para aulas práticas no interior da propriedade”, afirma Ivaldete Zarpellon, técnica do Emater.

Gestão

Uma das principais recomendações diz respeito ao planejamento, que tem como objetivo organizar a propriedade de acordo com o número de visitas e os serviços oferecidos. “O Instituto Emater tem pelo menos uma pessoa responsável pelo suporte ao turismo rural em cada região, então disponibilizamos profissionais que orientam o produtor e auxiliam durante todo o planejamento e as instalações”.

A implantação do turismo rural nas pequenas propriedades é uma atividade desenvolvida pelo Instituto Emater em parceria com a Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento) e com a Setu (Secretaria do Turismo), por meio do Programa Paraná Turismo.