Esportes

Jogos Escolares reúnem mais de 3,8 mil jovens em Londrina e Maringá

De hoje até dia 21, os dois municípios sediarão os Jogos Escolares da Juventude

Curitiba – Mais de 3.800 jovens atletas de 15 a 17 anos se encontrarão em Londrina e Maringá por mais de uma semana. De hoje até dia 21, os dois municípios do Norte paranaense sediarão os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional da competição que reunirão mais de 2 milhões de estudantes selecionados nas etapas municipais e estaduais realizadas ao longo do ano. Representarão 40 mil escolas de quase 4 mil cidades de todo o País.

Nesta etapa nacional, organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), 13 modalidades serão disputadas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Maringá receberá as competições de atletismo, que serão realizadas no Estádio Willie Davids.

Este é o segundo ano consecutivo que Londrina recebe a maior competição estudantil do Brasil. Em 2014 foi sede da etapa para 12 a 14 anos, que este ano teve sua etapa nacional em setembro, em Fortaleza (CE). Agora, o evento contará com a participação de estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Ao todo, mais de seis mil pessoas estarão envolvidas nos Jogos, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.

Abertura e paranaenses

A abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude está marcada para as 18h desta quinta-feira, no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina. Já as disputas terão início apenas amanhã, exceto para os atletas de basquete, futsal, handebol e vôlei, que só chegarão na semana que vem. A delegação paranaense contará com 161 jovens atletas, além de uma equipe própria de Londrina, com outros 99.