Esportes

Jogos Escolares da Juventude

Tradicional competição estudantil que este ano ganha novo formato, os Jogos Escolares da Juventude começam hoje para os paranaenses, em Joinville (SC). Cascavel está representado na delegação do Estado pelas equipes de handebol feminino do Colégio Santa Maria, do professor Marcos Galhardo, e de basquete masculino do Colégio Cristo Rei, do professor Pedro de Almeida, ambas na categoria A (15 a 17 anos).

Pelo novo sistema de disputa da competição, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, os participantes precisam passar por fases regionais em busca de vagas para a fase final. Em Joinville ocorre a terceira etapa regional, na qual competem estudantes de nove estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A competição é classificatória nas quatro modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei, nos naipes feminino e masculino, em duas faixas etárias: 12 a 14 (categoria B) e 15 a 17 anos.

Esse é o primeiro ano em que o COB utiliza esse formato com três etapas classificatórias regionais e uma etapa nacional. Natal (RN) e Manaus (AM) já realizaram as demais etapas classificatórias no início do mês. Os campeões e vice-campeões de cada torneio regional garantem a classificação para a etapa nacional, que será de 12 a 25 de novembro, em Natal (RN), com a participação de todos os estados do País.