Esportes

Jogos das Estrelas marca início da reta final da temporada da NBA

O final de semana do Jogo das Estrelas é um termômetro da temporada da NBA. Embora a partida pareça por vezes um jogo/show do Harlem Globetrotters, sem os momentos de competitividade da época de Michael Jordan, a escolha de quem estará em quadra ajuda a explicar como anda a atual temporada. Neste domingo, as principais estrelas das Conferências Leste e Oeste se enfrentam no Jogo das Estrelas, às 22h, em Nova Orleans. Neste sábado, será disputado o campeonato de enterradas, às 23h. A ESPN transmite os dois eventos.

A partida não serve como termômetro apenas por reunir os melhores jogadores, mas também por determinar uma momento decisivo da competição. Com quase três quartos da temporada regular de 82 jogos já cumprida, o pós-Jogo das Estrelas marca o acirramento das 30 equipes da NBA na disputa por uma das 16 vagas do mata-mata, que começa em 15 de abril.

Com escolha baseada em votos de torcedores (que valia 50%), jogadores e imprensa (com 25% cada), não faltou polêmica na seleção do Jogo das Estrelas. No time do Oeste, o craque Stephen Curry, dos Golden State Warriors, foi escolhido com massiva votação dos fãs, mas foi apenas o terceiro armador mais votado por atletas e jornalistas. Pesou a seu favor as últimas duas impressionantes temporadas, embora, na atual, pareça não ser uma candidato ao título de MVP, o jogador mais valioso. No fim das contas, ele ficou com uma das duas vagas de armador titular.

Ao lado de Curry estará James Harden, dos Houston Rockets, segundo armador mais votado por torcedores, jogadores e imprensa. Sua presença é justa. O mesmo não pode ser dito da ausência de Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder. Com uma temporada incrível, em que coleciona 27 triplos duplos (dez ou mais pontos, rebotes e assistências), ele foi o melhor armador do Oeste para atletas e imprensa, mas, talvez por seu estilo controverso, foi apenas o terceiro para o público. Com isso, será reservada da equipe.

Que fique bem claro: Curry segue incrível e os Warriors – que receberam a valiosa adição do ala Kevin Durant – são os melhores da temporada. Mas os números do armador caíram desde a temporada passada. A média foi de 30,1 pontos para 24,7. Jogando em times com menos estrelas, Westbrook e Harden têm temporada mais impressionante. O primeiro é líder de pontos (31,1 por partida) e terceiro em assistências (10,1), enquanto o armador dos Rockets é líder em assistências (11,3) e terceiro em pontos (29,2).

Enquanto os Warriors levam a temporada de braçada e parecem longe de perder a primeira posição geral da NBA ao fim dos 82 jogos, o que lhe garante vantagem de decidir em casa no mata-mata, Thunder e Rockets têm campeonatos mais pés no chão. O time de Oklahoma é sétimo colocado no Oeste – os oito primeiro avançam. Já o de Houston é terceiro.

Completam o time da Costa Oeste os alas Kevin Durant (Warriors) e Kawhi Leonard (San Antonio Spurs), além do astro local, Anthony Davis (New Orleans Pelicans).

Na Costa Leste, uma das polêmicas é a inclusão do armador DeMar DeRozan, dos Toronto Raptors, quarto colocado na conferência. Talentoso, ele esteve com a seleção americana na Rio-2016, mas não tem uma temporada melhor do que a de Isiah Thomas, que levou os Boston Celtics para uma surpreendente segunda posição. Segundo maior cestinha da temporada, com 29,2 pontos, Thomas começará no banco por escolha de Brad Stevens, que também é seu treinador nos Celtics. Outro nome que ficou fora é John Wall, armador dos Washington Wizards, terceiro no Leste.

A decisão está longe de ser uma aberração. No entanto, nos Estados Unidos, a imprensa especializada repercutiu os votos de atletas. Alguns votaram em si, outros em companheiros que claramente estão longe de merecer uma vaga entre os melhores. Jogador que assume cada vez posições menos conservadoras, o experiente ala LeBron James, dos Cavaliers, deu uma das melhores declarações sobre o tema há três semanas.

– Sempre há votos de palhaçada. Donald Trump é o nosso presidente – disse LeBron, que imediatamente deixou, sorridente, a entrevista.

Como não poderia deixar de ser, o camisa 23 dos Cavaliers será titular neste sábado, assim como seu companheiro Kyrie Irving. Eles comandam o atual campeão, que é líder na Costa Leste com 39 vitórias e 16 derrotas – terceiro melhor geral. Completa o time titular do Leste os alas Jimmy Buttler, dos Chicago Bulls, e o grego Giannis Antetokounmpo, dos Milwaukee Bucks.