Esportes

Jogos da Primavera

Competição que faz parte da Semana da Integração Escola-Comunidade, os Jogos da Primavera da Região Norte estão em sua segunda edição com grande número de participantes nas disputas de futsal, vôlei, tênis de mesa e xadrez, além de bets. Apenas nas atividades esportivas participam cerca de 300 alunos de 12 a 17 anos de idade. Eles são estudantes de nove colégios estaduais da região Norte da cidade e participam também de atividades pedagógicas, culturais e oficinas temáticas nas dependências do Colégio Estadual Itagiba Fortunato, no Bairro Brasília.

“Durante a semana os alunos apresentam aos pais e à comunidade tudo aquilo que produziram durante o primeiro semestre ano em todas as disciplinas. Fazem isso em forma de oficinas e maquetes, além de participarem de aulas lúdicas alusivas à disciplina que teriam em um dia de aula normal. Paralelo a isso ocorrem os jogos, como forma de integração entre os nove colégios da região norte”, explica o diretor do colégio anfitrião, Carlos Roberto Vieira, o Cafu.

De acordo com ele, os pais têm participado das atividades, e para isso contam com um incentivo extra, que é a entrega dos boletins. Cafu ainda agradece o apoio do Núcleo Regional de Educação e da equipe de professores e diretores que permitem que os Jogos ocorram, além da secretaria de Esporte e Lazer de Cascavel, que cedeu troféus e medalhas e o Ginásio Sérgio Mauro Festugatto para que ocorram amanhã, durante todo o dia, as finais do futsal.

Participantes

Participam dos Jogos da Primavera alunos dos colégios estaduais Cataratas, Olívio Fracaro, Marcos Schuster, Clarito, Francisco Lima, Consolota, Brasmadeira e Interlagos, além do Itagiba Fortunato e, exclusivamente, as equipes de vôlei do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Pedro Boaretto Neto.

Abertura

A abertura dos Jogos da Primavera foi um espetáculo à parte este ano, com direito à presença da Banda do Exército, da equipe de basquete em cadeiras de rodas de Cascavel e de apresentações artísticas e culturais da própria comunidade escolar. Também houve o acendimento da pira olímpica.