Esportes

Jogos da Juventude testam novas regras do handebol

As mudanças mais significativas estão ligadas ao jogo passivo, atuação de equipe sem goleiro e o atendimento aos atletas em quadra

Curitiba – A ampliação do tempo útil de jogo é a principal motivação das muitas alterações feitas nas regras do handebol e que começam a ser utilizadas pela primeira vez durante a fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná, que está sendo disputada desde o início da semana.

As mudanças mais significativas estão ligadas ao jogo passivo, atuação de equipe sem goleiro e o atendimento aos atletas em quadra.

Para a técnica de Matelândia, Tatiana Morais, “as mudanças possibilitam um melhor desenvolvimento de esquemas de jogo”. De acordo com a nova regra, uma equipe poderá utilizar sete jogadores de linha desde o início da partida, sem um goleiro. Ela também destaque o ganho em tempo de jogo com a mudança na regra do atendimento aos atletas. “Ás vezes havia uma ‘cena’ para ganhar tempo. Agora, não terá tanta paralisação”, aposta.

De acordo com a nova regra, se o jogo for paralisado para dar atendimento a um atleta, este terá que ficar três ataques de sua equipe sem atuar.

Já técnico de Corbélia, Silvio Gonçalves, aponta como mudança principal a questão do jogo passivo, em que após a sinalização da arbitragem o time tem seis trocas de passe para atacar. “Isso cria um critério. Antes, era o árbitro quem decidia se era ou não passivo. Era muito subjetivo”, afirmou, destacando que este é um período de adaptação para os atletas.

Em quadra

Corbélia derrotou Matelândia por 17 a 15 ontem, no primeiro dia da modalidade em Cafelândia, onde apenas o naipe masculino compete. No outro jogo do dia Cascavel venceu Santa Izabel do Oeste por WxO. Nesta quarta-feira Matelândia enfrenta Cascavel às 9h45, enquanto Corbélia estará de folga. O campeão será conhecido amanhã.