Esportes

Jogo de empurra fará o local virar um Colégio da Polícia

Cascavel – Obra pública anunciada como símbolo do progresso e desenvolvimento não só do esporte e de Cascavel, mas como de todo o Sul do País, o Centro de Atletismo caiu no descrédito após um “jogo de empurra” e agora, mais de dois anos depois de ter começado a ser construído, e ainda inacabado, será transformado em Colégio da Polícia Militar do Paraná.

O anúncio foi feito na noite de segunda-feira pelo deputado federal Evandro Roman em sua página no Facebook. No mesmo dia, o deputado estadual Carlos Massa (Ratinho Junior) propôs à Secretaria Estadual de Educação e ao Comando da Polícia Militar do Paraná transformar a área do Centro de Atletismo em um complexo com um colégio militar administrado pela PM.

A ideia é seguir os moldes de instituições de ensino semelhantes já existentes na capital do Estado, como a Academia de Polícia Militar do Guatupê, comandada pelo Tenente-Coronel Mauro Celso Monteiro. Segundo ele, o objetivo para Cascavel é iniciar as atividades em sala de aula de forma experimental já no ano que vem, com duas turmas de 30 alunos cada (uma do 6º ano do ensino fundamental e outra do 1º ano do ensino médio), para em 2019 contar com 240 alunos, dobrar o atendimento (480 alunos) em 2020 e ter 720 estudantes em 2021.

Ideia é cogitada desde o início das obras, em 2015

O “jogo de empurra” em que se transformou o Centro de Atletismo de Cascavel teve início tão logo as obras começaram na área de 86 mil metros quadrados localizada na região Oeste da cidade, em 18 de maio de 2015. No fim daquele mesmo ano, a reportagem de O Paraná (edição do dia 27 de dezembro) já antecipava que existiam planos A, B e C para o empreendimento, sendo um deles a construção de uma “escola do esporte” ao lado do Centro para atendimento de jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Para o ano seguinte, quando deveria ter sido entregue para o período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a ideia era incluir o Centro cascavelense no Plano Brasil Medalhas do governo federal, que disponibilizou investimentos em construção, reforma e operação de centros de treinamento, contratação de profissionais e aquisição de equipamentos esportivos.Isso numa tentativa de transferir a gestão do espaço edificado em Cascavel para a União.

De acordo com o Ministério do Esporte, “a obra e a gestão” do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Cascavel, são de responsabilidade do governo do Paraná, que chegou a anunciar que a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) ficaria responsável pelo local, o que a entidade de desporto nega: “a CBAt nada ter a ver com esse Centro, não com o projeto nem com a construção”.

Com isso, o governo do Estado do Paraná tem autonomia total sobre o empreendimento cujo investimento total soma R$ 18,7 milhões, sendo R$ 15 milhões em recursos do Ministério do Esporte.