Cotidiano

Jogar cartas pode ajudar na recuperação de pacientes que tiveram AVC

20072012jogoFotoMarcosSantos011.jpgRIO- Perder horas em um jogo de buraco é uma diversão para diversas pessoas. No entanto, o hábito pode ser mais que um simples passatempo, segundo uma pesquisa publicada na revista “Lancet”. Um estudo do Hospital St. Michel, no Canadá, identificou que jogar cartas pode ajudar na recuperação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral. avc

De acordo com o relatório, atividades motoras simples, como braços e mãos em movimentos intenso e repetitivos, desempenhadas durante o jogo podem ajudar na retomada das funções. A prática pode ser tão eficaz quanto jogos de videogame como o Wii.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores canadenses analisaram 141 pacientes que haviam sofrido um AVC recentemente e tiveram o movimento de mãos e braços prejudicados.

Metade do grupo desempenhou a recuperação por meio de jogos de Wii e a outra parte se recuperou desempenhando outras atividades, como jogo de cartas. Além do tratamento normal, os exercícios foram praticados uma hora por dia, durante 15 dias. A partir daí, os cientistas identificaram que ambos apresentaram melhoria nas habilidades.

” Todos nós gostamos de tecnologia e temos a tendência de pensar que novas tecnologias são melhores que estratégias antigas, no entanto, algumas vezes não é o caso. Nesse estudo encontramos que atividades recreativas simples podem ser implementadas em qualquer lugar e ser tão eficazes quanto a tecnologia”, afirmou o pesquisador do Hospital St Michael, Gustavo Saposnik.