Cotidiano

Jochen Volz é curador do Brasil na Bienal de Veneza

RIO – Curador da 32ª Bienal de São Paulo, que termina neste domingo na capital paulista, o alemão Jochen Volz foi nomeado curador da participação oficial brasileira na 57ª Bienal Internacional de Arte de Veneza que acontece de 13 de maio a 26 de novembro de 2017 na cidade italiana.

Volz, que mora em São Paulo, já dirigiu a programação da Serpentine Galleries em Londres e atuou como diretor artístico do Instituto Inhotim. Foi curador do Portikus, em Frankfurt, cocurador da mostra internacional da 53ª Bienal de Veneza (2009) e da 1ª Aichi Triennial, em Nagoya (2010), e curador convidado da 27ª Bienal de São Paulo (2006).

No comunicado oficial divulgado nesta terça-feira pela Fundação Bienal, Volz diz que Veneza é mundialmente reconhecida por ser uma plataforma que promove nas artes visuais a diversidade, o respeito e a liberdade. ?Compartilhando uma aposta forte no potencial transformador da arte e da cultura, estou convencido que vamos organizar uma mostra que dialogará plenamente com as preocupações atuais de artistas do mundo todo?.