Cotidiano

Jimmy Page garante: não plagiou riff da banda Spirit em 'Stairway to heaven'

LOS ANGELES — Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, declarou em um julgamento sobre violação de direitos autorais, nesta quarta-feira, que só ouviu recentemente a música cujo riff sua banda é acusada de roubar no hit “Stairway to heaven”, de 1971.

Page, de 72 anos, prestou depoimento no segundo dia do julgamento no tribunal federal de Los Angeles, onde a banda britânica é acusada de copiar os acordes iniciais de “Stairway to heaven” da canção instrumental de “Taurus”, lançada pelo grupo americano Spirit em 1967.

A ação põe em causa a originalidade da assinatura da canção do Led Zeppelin, uma das composições mais famosas da história do rock.

Page confirmou que possuía o disco homônimo da banda Spirit, de 1968, que contém “Taurus” — e, consequentemente, a progressão descendente de quatro acordes que está no centro do processo. Mas, segundo o guitarrista, esse é apenas um dos mais de 9 mil discos de vinil e CDs que fazem parte de sua coleção pessoal, e ele sequer sabia quando “Spirit” tinha sido incluído nela.

“Eu não acredito que tenha ouvido o primeiro álbum”, disse Page.

A ação civil foi aberta por Michael Skidmore, administrador da herança de Randy Wolfe, guitarrista da Spirit e compositor de “Taurus”, morto em 1997. A reclamação de Skidmore tem como objetivo a inclusão do nome de Wolfe na lista de compositores de “Stairway to heaven”, além do pagamento por danos — o valor seria decidido durante o processo judicial.

Page, vestindo um terno e com seu cabelo branco preso em um rabo de cavalo, declarou que gostava da Spirit e que chegou a ouvir algumas das músicas da banda no rádio na década de 1960, mas que “Taurus” não era uma delas.

Ele disse ainda que o Led Zeppelin tocou diversas vezes um riff da canção “Fresh garbage”, da Spirit, nos shows que fez em 1968, como parte de um medley com “As long as I have you”. Page, porém, afirmou que não lembrava de sua banda abrindo para a Spirit no primeiro show do Led Zeppelin nos Estados Unidos, em 1968, e que nunca viu uma performance ao vivo da banda americana. 

O guitarrista só teria ouvido “Taurus” pela primeira vez quando ficou sabendo das comparações feitas entre as duas músicas na internet. “Foi totalmente estranho para mim”, garantiu.

Na abertura do julgamento, Peter Anderson, advogado do Led Zeppelin, alegou que o riff em disputa não era ímpar.

O processo continua nesta quinta, e Jimmy Page voltará a prestar depoimento.