Cotidiano

Jeremy Corbyn perde moção de confiança no Partido Trabalhista

LONDRES — O líder do Partido Trabalhista britânico, Jereby Corbyn, perdeu nesta terça-feira a moção de confiança aberta por membros da sua legenda. O político teve 172 votos contra ele e apenas 40 a seu favor. Após a vitória do Brexit no referendo da semana passada, ele vê sua liderança ameaçada pelas críticas de parlamentares à sua campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia.

O resultado não tem consequências formais e não significa que uma nova eleição pela liderança trabalhista será convocada. Anteriormente, Corbyn já disse que não renunciaria ao cargo e se concorreria de novo se o partido realizasse uma nova votação.

Embora ele não seja obrigado a renunciar, analistas politicos já citam nomes que podem desafiá-lo na disputa pela liderança do partido. Dentre os nomes cotados, segundo a “Sky News”, estão Tom Watson, více-líder trabalhista, e Angela Eagle, que é membro do Parlamento pelo partido.

Corbyn foi eleito no ano passado como líder do partido, provocando uma onda de entusiasmo pela sua agenda inclinada à esquerda. Mas ele já foi criticado por diversos membros do Partido Trabalhista por não ter conquistado o coração dos eleitores do Norte da Inglaterra e em outras partes do país na campanha contra o Brexit.

Um antigo eurocético, o líder trabalhista já se defendeu das críticas anteriormente sobre a sua campanha no referendo, culpando as medidas de austeridade do governo.

— Muitas comunidades estão cansadas dos cortes e das perturbações económicas e estão muito revoltadas com o modo com que foram traídas e marginalizadas por sucessivos governos nas áreas pobres do país — disse Corbyn à imprensa local. — O ponto que eu fazia é que havia coisas boas vindo da Europa em termos de condição de trabalho e de proteções ambientais, mas também havia outras questões que não haviam sido abordades apropriadamente.