Cotidiano

Japonesa SoftBank compra a britânica ARM por US$ 32 bilhões

TÓQUIO – A empresa japonesa de telecomunicações SoftBank comprará a fabricante britânica de microprocessadores ARM por 24,3 bilhões de libras (US$ 32 bilhões), informaram os dois grupos. O anúncio da primeira grande fusão/aquisição após o Brexit foi recebido com euforia na Bolsa de Londres, onde a ação da ARM chegou a operar em alta de mais de 40%.

“Admiramos há muito tempo a ARM como uma empresa de extrema reputação do setor de tecnologia, líder do setor”, afirmou o presidente do SoftBank, Masayoshi Son, em um comunicado conjunto.

A ARM, que fornece componentes para o iPhone da Apple, era considerada pelos analistas uma empresa muito atraente para os grandes investidores.

O SoftBank destacou a intenção de manter a sede da ARM na cidade universitária de Cambridge e de “ao menos dobrar” o número de funcionários no Reino Unido.

O ministro britânico das Finanças, Philip Hammond, destacou a importância da operação, que contrasta com a multiplicação de advertências sobre os possíveis impactos negativos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), decidida no mês passado em um referendo.

— Apenas três semanas depois do referendo, isso demonstra que o Reino Unido não perdeu nenhum de seus atrativos para os investidores internacionais — afirmou.

De acordo com analistas, a desvalorização da libra esterlina em relação ao dólar, que se acentuou após o referendo do Brexit, aumentou o interesse de empresas estrangeiras por companhias britânicas.

— Podemos ver nesta operação o efeito do Brexit e do colapso da libra, que transforma as empresas britânicas em objetivos fáceis — explicou Neil Wilson, analista da corretora ETX Capital.

— Muitas outras empresas britânicas podem passar para mãos estrangeiras rapidamente — completou, antes de lembrar a aquisição na semana passada da rede de lojas de baixo custo Pondland pela holding sul-africana Steinhoff International, por 597 milhões de libras.

Na aquisição anunciada nesta segunda-feira, o Softbank ofereceu 17 libras por ação da ARM, uma valorização de 43% na comparação com a cotação do fechamento na sexta-feira (a 11,89 libras).