Cotidiano

Japão tem número recorde de casamentos sem sexo

64879447_This photo taken on February 13 2017 shows a heart-shaped display L on the counter at a.jpgRIO – Enquanto vários países do mundo celebram o Dia dos Namorados neste dia 14, o Japão se depara com dados que colocam em xeque o amor vivido na cama: em uma pesquisa de uma associação de planejamento familiar do país, 47,2% dos homens e mulheres casados apontaram que não fazem sexo há mais de um mês, e não pretendem mudar este padrão ? o que a entidade define como um “casamento sem sexo”. A marca é um recorde desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2004. Links amor

O estudo envolveu a consulta, no final de 2016, a 3 mil pessoas com idade entre 16 e 49 anos. Mais de 1200 pessoas responderam à pesquisa, incluindo 655 homens e mulheres casados.

O valor encontrado para 2016 foi significativamente mais alto do que nos últimos anos: é 2.6 pontos percentuais maior do que em 2014 e acima dos 31,9% registrados em 2004.

Alguns especialistas questionam o senso comum de que o Japão tem vivido uma queda coletiva da libido, apontando que esta tendência é observada também em outros países desenvolvidos, com a redução no tempo livre para explorar a intimidade.

A maior taxa de casamentos sem sexo foi registrada na faixa de pessoas entre 45 e 50 anos ? fase da vida em que a demanda do trabalho e da família pode ser muito alta. Mais de 22% de todas as mulheres classificaram o sexo como “problemático”, enquanto 35,2% dos homens apontaram que o trabalho os deixa “muito cansados” para ir para a cama.

Uma pesquisa do ano passado, conduzida pelo Instituto Nacional de Pesquisa sobre a População e Segurança Social, já havia mostrado um crescimento na proporção de virgens na população de 18 a 34 anos no Japão: entre homens, 42% nunca tinha transado, e entre mulheres, o percentual foi de 44%. Especialistas apontaram também que esta não é uma tendência exclusiva do Japão.

Enquanto isso, a taxa de fertilidade, atualmente de 1,4 filhos para cada mulher, não deve aumentar ao ponto de garantir a estabilidade da população ? para isso, a taxa deveria subir para 2,1 filhos por mulher.