Cotidiano

Japão suspende alerta de tsunami após terremoto de 7,4 de magnitude

A Agência de Meteorologia do Japão retirou o alerta de tsunami emitido nesta terça-feira após um terremoto de 7,4 graus atingir a costa do país. Pequenas alterações no nível do mar foram observadas em regiões costeiras, embora uma onda de um metro atingiu à costa da cidade de Fukushima e ondas de três metros em outras localidades.

Não houve registro de mortes ou pessoas gravemente feridas por conta do terremoto. A imprensa japonesa relata que seis pessoas tiveram apenas ferimentos leves.

O tremor desta terça-feira, informou a agência de meteorologia foi uma réplica do devastador terremoto de magnitude 9 que atingiu o Japão em 2011, matando mais de 15 mil pessoas e afetando o funcionamento da usina nuclear de Fukushima.

Segundo as autoridades locais, a população ainda sentirá pequenos tremores durante os próximos dias. O terremoto aconteceu às 5h59 (horário local), a uma profundidade de 10 quilômetros, e teve como epicentro uma zona da cidade de Fukushima. A agência meteorológica japonesa revisou a estimativa inicial do sismo, passando de magnitude 7,3 (6,9, segundo o instituto geológico americano USGS) para 7,4.

As autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami para a maior parte da costa norte do país e pediram que os moradores de várias localidades, incluindo Fukushima e Tohoku, deixassem suas casas. Segundo a televisão pública “NHK”, as ondas poderiam chegar a três metros. Depois do primeiro alerta de tsunami, o nível foi revisto para uma simples advertência cerca de quatro horas mais tarde.

A companhia Tepco, que administra uma usina nuclear de Fukushima, disse que um dos sistema de refrigeração da piscina de combustível foi afetado pelo tremor, mas logo depois foi restabelecido.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está em uma visita oficial à Argentina. De Buenos Aires, ele afirmou que o governo fará o máximo para responder ao episódio.