Cotidiano

Japão sacrifica 310 mil frangos e 16,5 mil patos por gripe aviária

HEALTH-BIRDFLU_JAPAN

RIO – Casos de gripe aviária confirmados nesta terça-feira em duas regiões do Japão obrigaram as autoridades a sacrificar 310.000 frangos em Nigata, no noroeste do país, e 16.500 patos em Aomori, no Norte, informou o ministério da Agricultura.

As autoridades informaram que os casos implicam a cepa H5, mas no momento não sabem determinar se diz respeito ao vírus H5N6 ou H5N8.

O primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou a adoção imediata de medidas sanitárias habituais neste tipo de situação, de acordo com uma fonte oficial.

Estes são os primeiros casos registrados em aves de granja no Japão desde janeiro de 2015, segundo o ministério da Agricultura. No início do mês, a Coreia do Sul teve um surto de gripe aviária, possivelmente com a transmissão do vírus por aves migratórias.

As novas infecções acontecem em um período próximo das festas de fim de ano, momento em que os japoneses consomem grande quantidade de carne de ave.

O vírus também está se proliferando na Europa: casos foram documentados, na últimas semanas, na França, Holanda, Suíça, Romênia e Alemanha. Mas a tendência atual para proliferação do H5N8 já havia sido registrada, neste ano, na fronteira entre a Rússia e a Mongólia.