Política

Japão pode custear obra de hospital municipal

Assis Chateaubriand – Na manhã de ontem o perfeito Marcel Micheletto, acompanhado pelo vice-prefeito João Aparecido Pegoraro, presidente da Câmara de Vereadores, Vera Lucia do Nascimento Pestana, representantes da comunidade Nikkeis (Acanbac) e demais autoridades acompanharam a visita do cônsul-geral do Japão para os estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Hajime Kimura, às obras de reforma e ampliação no prédio da Unidade Hospitalar de Assis Chateaubriand, cedido atualmente para a Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto.

O objetivo da visita, segundo o prefeito Marcel Micheletto, é estratégico para que a autoridade conheça pessoalmente as instalações e para reforçar o projeto de cooperação em favor do Hospital já apresentado ao Consulado do Japão. “Temos de buscar recursos para darmos continuidade ao nosso projeto e o cônsul viu com bons olhos as nossas necessidades. Estamos muito confiantes na liberação de recursos. Uma grande oportunidade que tivemos de mostrar ao nosso visitante”, disse.

O Consulado tem recursos para destinação a entidades que podem ser redistribuídos aos municípios. Já está em trâmite um projeto no consulado que solicita a doação de recursos que pode ser viabilizada por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC), cujos recursos provêm dos impostos pagos pelo povo japonês e que visa promover auxílio no campo socioeconômico aos países em desenvolvimento, por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde, bem-estar social, meio ambiente entre outras.

De acordo com Kimura, a solicitação passará por análise.