Cotidiano

Japão planeja pacote de estímulo fiscal de US$ 90,7 bilhões, diz jornal

259159474_1-3.jpg

TÓQUIO – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, planeja propor um pacote de estímulo fiscal de até 10 trilhões de ienes (US$ 90,7 bilhões) após alertar os líderes do G7 que a economia global enfrenta riscos significantes de outra crise, segundo informações do jornal japonês ?Nikkei?.

Japão_2805

Abe buscará um segundo suplemento orçamentário de entre 5 trilhões de ienes e 10 trilhões de ienes após a eleição da alta Câmara do Parlamento do país, relatou o jornal neste sábado. As propostas incluem acelerar a construção de uma linha de trem de levitação magnética entre as cidades de Nagoya e Osaka, emitindo garantias para fomentar o gasto dos consumidores, aumentando o pagamento para trabalhadores de cuidados infantis e estabelecendo financiamento de bolsas de estudo, segundo as informações da reportagem.

? Quando você quer fazer a economia andar, enquanto a demanda na Ásia está franca, você precisa de gasto público extra ? afirmou Martin Schulz, economista-sênior do Fujitsu Research Institute em Tóquio, à Bloomberg. ? Já que o gasto privado não está firme, o governo está simplesmente tomando o espaço.

Abe deve adiar uma elevação nas taxas de vendas no Japão. Na sexta-feira, ele disse que tomará uma decisão antes da eleições no meio do ano sobre avançar com a alta planejada para vigência a partir de abril, de 8% para 10%. Um anúncio formal deve ser feito na quarta-feira, informa o ?Nikkei?. Autoridades do governo não comentaram o assunto.

ATRASO DE IMPOSTO

Esse seria o segundo adiamento feito por Abe, já que a elevação estava incialmente planejada para outubro de 2015. Um aumento na cobrança em 2014 pressionou a recessão no país. Abe tinha afirmado anteriormente que uma escalada de impostos seria adiada somente se houvesse um choque de grande escala ou um colapso corporativo como o do Lehman Brothers, nos Estados Unidos em 2008.

Desde o último aumento de taxas, a economia balançou entre contração e crescimento, com gasto das famílias permanecendo fraco. O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, tem enfrentado dificuldades estimular a inflação apesar do recorde de compras de ativos e das taxas de juros negativas. Os índices de preço ao consumidor, excluindo alimentos, caiu 0,3% em abril na comparação interanual, após cair em mesma proporção em março, segundo dados divulgados na sexta-feira.

Enquanto isso, o iene avançou cerca de 9% frente ao dólar este ano, ameaçando lucros de exportadoras como Toyota Motor e pesando sobre o mercado acionário do país.

SEGUNDO PACOTE

O pacote de estímulo seria o segundo incentivo neste ano fiscal após o Japão aprovar 778 bilhões de ienes no orçamento suplementar este mês para ajudar na recuperação da região de Kumamoto após terremotos.

Os países que compõem o G7 usarão ?todas as ferramentas de política ? monetária, fiscal e estrutural ? individualmente e coletivamente para fortalecer a demandar global e lidar com limitações de fornecimento enquanto mantêm esforços para colocar a dívida em trajetória sustentável?, afirmou o grupo em um comunicado divulgado na sexta-feira após reuniões de dois dias no Japão.