Cotidiano

Janot vai discutir ampliação da Lava-Jato com Ministério Público da Suíça

DAVOS ? O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai se reunir, nesta sexta-feira, com sua contraparte na Suíça, Michel Lauber, para discutir a ampliação a operação Lava-Jato. Ele afirmou hoje que vai tratar de ?investigações que ainda virão?. Janot não descartou a possibilidade de aumento nos valores que serão recuperados graças ao trabalho de cooperação entre os dois países. Já foram bloqueados US$ 800 milhões em recursos desviados pelo esquema de corrupção da Petrobras, sendo que cerca de US$ 200 milhões já foram liberados pela Justiça Suíça.

Janot conversou hoje com participantes do Fórum Econômico Mundial de Davos sobre a Lava-Jato. Na reunião também estavam lideranças de outros países que queriam trocar experiências sobre o combate à corrupção, como Peru, África Sul, Argentina, Equador e Nigéria. O procurador disse que o debate abordou investigações compartilhadas entre o setor público e o setor privado, compliance e instrumentos de tecnologia na investigação.

? Eu falei como a gente desenhou essa investigação. Expliquei, por exemplo, que algumas empresas estão montando equipes de investigação internas. Elas fazem investigação na empresa e nos passam os resultados. A Petrobras é um exemplo _ disse Janot, acrescentando:

? Estão vendo isso (Lava-Jato) como um modelo que está dando certo.

Ele recebeu perguntas da plateia sobre detalhes da operação, mas não quis dizer quais foram. O procurador apenas confirmou que um dos questionamentos foi sobre pressões que o Judiciário sofre no trabalho de combate à corrupção.

? O que eu falei foi que pressão indireta teve. E o que a gente faz é resistir a isso porque somos autônomos e independentes.

Ao ser perguntado pelos jornalistas se, no Brasil, a pressão vem do Legislativo, uma vez que a Lava-Jato envolve políticos, ele disse:

? Não é do poder Executivo, pronto.

Janot não quis comentar a informação de que o número de executivos da Odebrecht que fizeram delação premiada teria subido de 77 para 120:

? Não posso falar sobre isso.