Cotidiano

Janot pede arquivamento de inquérito contra Osmar Serraglio

2015090256262.jpgBRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara. Segundo Janot, a investigação contra o parlamentar não avançou, não havendo provas contra ele.

CÂMARA

A investigação começou na delegacia de polícia de Iporã, no Paraná, para apurar os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha entre 1997 e 2004, quando Maria Aparecida Zago Udenal foi prefeita do município. Uma denúncia anônima apontou o desvio de dinheiro na prefeitura. Os valores seriam usados, entre outras coisas, para financiar campanhas da prefeita e também do deputado Osmar Serraglio. Em troca, ele ofereceria proteção aos envolvidos no esquema por meio de seu escritório de advocacia.

Como Serraglio é parlamentar, o caso foi enviado ao STF, responsável por julgar deputados e senadores. O documento pedindo o arquivamento é da última sexta-feira. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski. Cabe a ele tomar uma decisão, o que ocorrerá somente a partir de fevereiro, uma vez que o STF está de recesso até 31 de janeiro. É praxe os ministros do tribunal arquivarem inquéritos quando há um pedido do procurador-geral nesse sentido.

“Embora a representação que deu origem à investigação apresente uma narrativa bem detalhada, ela não traz, no que diz respeito ao deputado Osmar Serraglio, nenhum elemento a amparar as imputações lançadas. Ademais, desde a instauração do inquérito policial, a investigação em nada avançou”, escreveu Janot.