Cotidiano

Janot defende em conferência da ONU pacote de medidas contra corrupção

BRASÍLIA – Numa conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre crime organizado realizada em Viena, na Áustria, o procurador-geral da República Rodrigo Janot defendeu a importância do pacote anticorrupção em tramitação na Câmara. Segundo o procurador-geral, as medidas previstas estão alinhadas com as convenções de Palermo e Mérida, entre outros acordos firmados pelos países vinculados à ONU. Para ele, são propostas que reforçam o combate à corrupção.

“Estas mudanças permitem à autoridades competentes a lutar de forma mais eficaz e eficiente contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção em todas as suas formas”, disse Janot no encerramento da 8ª Conferência dos Estados Parte da Convenção de Palermo, encontro sobre crime organizado promovido pela ONU a cada dois anos.

Janot defendeu também a simplificação da cooperação jurídica internacional em problemas relacionados a fronteiras, especialmente onde limites entre dois países estão em áreas urbanas. Para o procurador-geral, a desburocratização de determinadas decisões nestas áreas facilitaria respostas das autoridades contra o crime organizado.

O procurador-geral também tratou do tema imigração, considerado um dos mais inquietantes problemas da comunidade internacional neste momento.Numa reação ao movimentos conservadores, que pede o fechamento de fronteiras, Janot disse que nesta questão o mais importante é “construir pontes, e não muros”.

O discurso de Janot, escrito em francês, teve a colaboração de representantes dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores.