Cotidiano

Janot critica Renan e parlamentares por usar poder em benefício próprio

BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criticou duramente a decisão de deputados e senadores esvaziar o projeto das 10 medidas de combate à corrupção e, como se não bastasse, aprovar uma nova lei de abuso de autoridade. Janot endereçou às críticas especialmente ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) que, na noite de quarta-feira, tentou votar em regime de urgência as medidas, consideradas extremamente desfavoráveis a procuradores e juízes encarregados de grandes investigações contra corrupção.

? Não quero crer que um presidente de Poder tenha abusado do poder no sentido de obter a legislação de abuso de autoridade. Não quero crer que um presidente de Poder tenha se utilizado de sua caneta, de seu poder, para obter alguma vantagem para si próprio ? afirmou Janot, num vídeo gravado num intervalo de uma das reuniões de procuradores da República dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na China.

No pronunciamento, o procurador-geral diz estar perplexo com a decisão da Câmara e do Senado. Para ele, deputados e senadores que esvaziaram o pacote anticorrupção, se colocaram na contramão de milhares de brasileiros preocupados com os desvios de dinheiro público do país.

? Estou estupefacto com o que se passou ontem no Brasil. Primeiro com a deliberação da Câmara dos Deputados que, como caixa de ressonância da vontade popular, não teve a sensibilidade de perceber o apoio de milhões e milhões de brasileiro às 10 medidas. A votação na Câmara significou dizimar as 10 medida. Nada sobrou ? disse Janot.