Cotidiano

Janot: combate à corrupção melhora o ambiente para investimentos no Brasil

DAVOS – O combate à corrupção no Brasil chamou a atenção do Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF), que convidou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para falar sobre seu trabalho e sobre a operação Lava-Jato no evento. Segundo Janot, a interlocução com a elite internacional pode ajudar a atrair investimentos para o mercado brasileiro. Isso porque empresários e banqueiros que estão no Fórum saberão que o país está criando um ambiente jurídico mais seguro para os negócios.

_ O trabalho de combate à corrupção feito pelo Brasil é reconhecido no mundo inteiro. E falar sobre isso no âmbito de comunidade econômica internacional é passar a mensagem de que a segurança jurídica é boa para economia. Ele tem por finalidade uma economia saudável, que combate o capitalismo de compadrio, a cartelização e o sistema capitalista que não tem vocação para a eficiência econômica _ afirmou Janot ao GLOBO.

Segundo ele, quem acha que os investidores podem ficar apreensivos em buscar o Brasil diante da abrangência de operações com a Lava-Jato, que revelou um esquema de corrupção na Petrobras e já dura há três anos, está enganado:

_ O trabalho não gera apreensão. Pelo contrário. Ele gera uma expectativa de segurança jurídica. Todo mundo quer saber a regra do jogo, como funciona, como é que eu vou entrar no mercado e como que eu vou me comportar. Todo mundo quer segurança, quer que a regra seja aplicada para todo mundo, quer competição, quer entrar no mercado.

Janot participou, nesta quarta-feira, de um debate sobre crimes cibernéticos. Segundo ele, o Brasil foi apontado como uma liderança na América Latina e, por isso, deveria aderir à Convenção de Budapeste, tratado internacional assinado em 2001 que prevê a cooperação entre países para combater crimes praticados através da internet.

_ O Brasil não subscreveu a convenção de Budapeste ainda. Estamos conversando com as pessoas aqui em Davos sem um marco normativo internacional para que a gente possa cooperar. Mas a ideia é juntar iniciativa pública e privada nesse objetivo comum que é combater a cibercriminalidade _ afirmou Janot, acrescentando:

_ A gente não subscreveu a convenção. Isso prejudica com certeza. Esperamos que o Brasil subscreva o mais rápido possível. O Brasil é visto como uma liderança na América Latina, portanto, o que eles querem é que o Brasil entre na linha de frente dessa discussão.

O procurador-geral explicou que os Ministérios Públicos da América Latina já criaram uma rede regional de cooperação que atua principalmente para combater o tráfico de pessoas e a pedofilia:

_ A ideia é que essas redes regionais se unam a outras redes regionais e nacionais. Esse trabalho tem que ser expandido.