Cotidiano

Janeiro chuvoso na região Oeste 

O fim de semana chuvoso em Cascavel foi típico de verão e durante o mês janeiro, situações como as presenciadas na cidade se repetirão. O resultado será um volume de água maior do que a média registrada no mesmo período do ano passado.

De acordo com o Instituto Simepar, o sábado e o domingo acumularam 19.4 milímetros cúbicos de água e apesar da intensidade das chuvas a quantidade é vista como algo comum.

“Janeiro é um mês chuvoso e durante o verão são comuns pancadas de chuvas como as registradas na cidade”, explica o instituto.

O rápido temporal no fim de semana foi suficiente para deixar estragos e diversos pontos de alagamento, sobretudo, nas regiões de baixada e no Lago Municipal onde o volume de água invadiu as pistas de caminhada.

Até o domingo foram registrados 133.8 milímetros de chuva em Cascavel. A média prevista para o mês é de 175 milímetros, superior a janeiro de 2016 quando chegou a 145 milímetros.

A semana seguirá com temperaturas elevadas e não estão descartas pancadas de chuva no decorrer dos dias. A partir de quinta-feira até o domingo, segundo o Simepar, elas devem ser registradas no período da noite.

Tornado

O Instituto Simepar confirmou como tornado o fenômeno observado em uma propriedade rural de Toledo no último sábado. “Acontece em decorrência de condições específicas do tempo e não é há como prever fenômenos como esse”, afirma o instituto que acrescenta ainda que velocidade do vento registrada em Toledo, no entanto, foi menor do que em Cascavel no fim de semana e chegou a cerca de 40 Km/h.

Falhas no alerta

O mecanismo utilizado pelo Simepar em parceria da Defesa Civil ainda segue em fase experimental, o que justifica algumas falhas no aviso à população. Durante a semana foram enviados alertas via SMS de temporais que não se concretizaram e as fortes pancadas de chuva do fim de semana, no entanto, não foram comunicadas. “No fim de semana não havia previsão de temporais, entretanto, houve chuvas fortes. O trabalho envolve monitoramento em muitas regiões, mas algumas situações não há como prever. Entretanto, o sistema está em fase inicial e passará por aperfeiçoamentos”.