Cotidiano

Jandira descarta apoio de Lula a outros candidatos no segundo turno

RIO ? Em carreata em bairros da Zona Oeste da cidade, a candidata à prefeitura Jandira Feghali (PCdoB) descartou a possibilidade de que o ex-presidente Lula participe de uma aliança no segundo turno, caso ela não passe para a etapa final da corrida eleitoral. Recentemente, o candidato Marcelo Crivella (PRB) amenizou suas críticas aos escândalos de corrupção no governo do petista, e, em uma inserção comercial, “apagou” a imagem de Lula de uma fotografia onde ele aparecia cercado pelos peemebistas Eduardo Paes, Pedro Paulo e Luiz Fernando Pezão.

? Acho muito difícil que o Lula entre no segundo turno se eu não estiver lá, porque ninguém mais defendeu o seu projeto, nem na esquerda, e muito menos entre os traidores ? comentou Jandira.

Na última segunda-feira, em um comício ao lado da comunista em Bangu, Lula acusou Crivella de ter traido a ex-presidente Dilma Rousseff, de quem foi ministro, ao apoiar seu impeachment no Senado. O mesmo foi feito na Câmara dos Deputados pelo candidato Pedro Paulo (PMDB), pupilo de Paes.

Jandira também negou que tenha conversado nesta quinta-feira, no debate da TV Globo, com os outros candidatos de esquerda, Alessandro Molon (Rede) e Marcelo Freixo (PSOL), embora intelectuais reivindiquem uma união destes postulantes à prefeitura. Entre os três, Freixo está numericamente à frente nas principais pesquisas de opinião. Ontem, petistas aliados à Jandira confidenciaram ao GLOBO que seus eleitores mais ideológicos podem ter migrado para a campanha de Freixo.

? Alguma migração pode ter ocorrido, isso é esperado, mas a minha base eleitoral é muito difícil daquela que está com Freixo ? ponderou Jandira, que protesta contra as supostas tentativas das pesquisas de incentivar o voto útil.

A candidatura de Jandira avalia que seu desempenho é melhor entre eleitores de baixa renda e escolaridade, enquanto Freixo tem adesão maior entre pessoas que ganham mais de dez salários mínimos e tem alta escolaridade.

Na reta final da campanha, a comunista investirá em carreatas na Zona Oeste. Nesta manhã, uma carreata sua comunidade Urucânia, em Santa Cruz, foi interrompida pela chuva na , após 1h30.