Cotidiano

Jandira critica condições precárias de hospitais

RIO ? A candidata à prefeitura Jandira Feghali (PCdoB) denunciou esta manhã o sistema de saúde carioca. De acordo com a deputada, que realizou uma panfletagem em frente ao Hospital Souza Aguiar, no Centro, o município não investiu em uma ligação entre as Clínicas de Família, serviço de atenção primária, e a rede hospitalar, dedicada a atendimentos mais complexos.

Os hospitais, segundo Jandira, também sofrem com a falta de infraestrutura e pessoal. Sem os equipamentos necessários para procedimentos como operações, os pacientes podem demorar meses até conseguirem ser atendidos.

? A UTI pediátrica do Hospital Souza Aguiar está fechada há dois anos ? denunciou. ? Isso se chama não dar solução à demanda que chegou da clínica da família.

Para Jandira, aumentar a atenção às clínicas foi uma ação correta. Falta, no entanto, integrar sua gestão a uma retaguarda hospitalar.

? Sem isso, o paciente demora seis meses para fazer um exame, outros tantos para ver um especialista, não tem acesso a ultrassom, nem assistência ao parto ? enumerou. ? Também falta um consórcio metropolitano. Hoje, muitos pacientes internados em um hospital do Rio podem ser da Baixada Fluminense ou de outras regiões da cidade. Não há um mecanismo de compensação financeira nem racionalização do serviço.

A deputada alertou para as consequências de reformas nos programas sociais do governo federal. Segundo Jandira, o corte de benefícios pelo governo Michel Temer pode encarecer projetos promovidos pelo município.

Procurada pelo GLOBO, a Secretaria municipal de Saúde não se manifestou até o fechamento desta reportagem.