Cotidiano

Jandira ataca carência de habitação e segurança ao redor da Avenida Brasil

RIO ? A candidata à prefeitura Jandira Feghali (PCdoB) participou da manhã nesta sexta-feira de caminhadas por bairros da Zona Norte da cidade. Na Pavuna, no Méier e em Bonsucesso, defendeu novas políticas de habitação e projetos integrados de segurança pública em regiões vizinhas à Avenida Brasil, considerada por ela como uma ?cicatriz do Rio?.

? São 32 bairros, onde mora cerca de um terço da população ? destaca. ? Precisa de requalificação da moradia, infraestrutura, saneamento e outras políticas de qualificação.

De acordo com a deputada federal, a prefeitura precisa se envolver em um gabinete institucional com o governo estadual para formular novos projetos de segurança pública. Trata-se de uma iniciativa urgente nas regiões próximas à Avenida Brasil, onde a população, segundo a candidata, está ?espremida? entre complexos de favelas, vitimada por tiros ?do crime e da polícia?.

? São dois eixos: a prefeitura deve participar da formulação da segurança pública da cidade, para que não vire apenas uma guerra contra pobre. E a Guerra Municipal precisa ficar em áreas para prevenção contra delitos ? ressalta. ? Além disso, precisamos criar alternativas para que as crianças não cresçam em locais onde os jovens estão envolvidos no tráfico.

Outras obras, além de revitalizar os bairros da região, também gerariam mão de obra e atenderiam alguns dos principais pontos fracos da cidade, como a educação.

? O Complexo da Maré tem cerca de 140 mil habitantes e está abandonado pela prefeitura. Não adianta falar que botou uma escola, se existe um déficit tão grande de creches.

Jandira participará esta tarde de um debate com outros candidatos à prefeitura no Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação.