Cotidiano

James Taylor, Mavis Staples e Al Pacino são homenageados por Obama

63141284_President Barack Obama right is applauded by the recipients of the 2016 Kennedy Center.jpgWASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, homenageou o cantor James Taylor, o ator Al Pacino e a vocalista gospel Mavis Staples na premiação anual Kennedy Center Honors, no domingo, em uma noite musical pontuada pela aproximação do final do segundo mandato de Obama.

Obama exaltou os cinco homenageados, que incluíram ainda a pianista Martha Argerich e a banda de rock Eagles, em uma cerimônia realizada na Casa Branca que foi sua última do tipo antes de entregar o cargo em janeiro.

“As artes sempre são centrais na vida norte-americana”, disse, comentando uma série de apresentações que sua família usufruiu ao longo de oito anos na residência oficial. “Este é um dos mimos do emprego de que vou sentir falta”.

A política e a eleição recente do republicano Donald Trump à Presidência influenciaram o clima da noite. O apresentador Stephen Colbert abriu o espetáculo dando boas-vindas aos “moradores ameaçados do pântano”, uma referência à promessa de Trump de drenar o “pântano” da capital do país quando sua gestão começar.

A participação de surpresa do ex-presidente Bill Clinton com uma homenagem a Taylor também enfatizou os resultados da eleição, na qual sua esposa, a ex-secretária de Estado dos EUA e candidata democrata Hillary Clinton, perdeu para Trump.

Mas a noite era dos premiados e daqueles que os festejaram. Os cantores Darius Rucker, Sheryl Crow e Garth Brooks interpretaram Taylor, conhecido por sucessos como “Sweet baby James” e “You’ve got a friend”.

“Ele tem sido e continua sendo a voz doce e firme de nossos sentimentos mais nobres”, disse Clinton a respeito de Taylor.

Pacino, astro de “O poderoso chefão” e “Perfume de mulher”, foi elogiado pelo amigo e colega Sean Penn por fazer os deuses da interpretação sorrirem.

Mavis, cantora de “I’ll take You there”, disse aos repórteres que ficou honrada por ser incluída no último grupo de premiados de Obama:

“É uma sensação maravilhosa. Estou realmente feliz”.

O Eagles, famoso por canções como “Hotel California”, “Take it easy” e “Desperado”, foi homenageado com apresentações de cantores como Vince Gill e Bob Seger. A noite só teve uma nota triste: a morte de Glenn Frey, membro da banda, em janeiro.