Cotidiano

Jaguar Land Rover perderia 1 bilhão de libras com Brexit, diz agência

LONDRES – A Jaguar Land Rover, maior montadora britânica de veículos, estima que seu lucro anual poderia sofrer uma redução de 1 bilhão de libras até o fim da década caso o Reino Unido decida, no referendo de quinta-feira, deixar a União Europeia, de acordo com duas fontes com conhecimento da avaliação da empresa. O pior cenário está em documentos internos que avaliam as consequências da saída do bloco, preparados pelo economista-chefe, David Rea, da empresa e vistos pelas duas pessoas.

A queda de 1 bilhão de libras no lucro antes de impostos até 2020 poderia ocorreria se o Reino Unido retornasse às regras da Organização Mundial do Comércio para atividades comerciais com a Europa, informaram as fontes.

?Para nós, o pior custo poderia ser em torno de 1 bilhão de libras?, disse um dos informantes sobre o relatório de 89 páginas.

Uma outra fonte afirmou que o número foi incluído em uma apresentação interna feita aos diretores da companhia. A JLR, que é propriedade da indiana Tata Motors, registrou lucro antes de taxas no período de 2015-2016 de 1,6 bilhão de libras.

A JLR, que vendeu quase um quarto dos seus mais de 520 mil veículos no ano passado na Europa ? seu maior mercado ? confirmou que havia analisado o impacto do Brexit.

?Como parte de nosso processo padrão de planejamento comercial, regularmente olhamos a evolução macroeconômica e geopolítica em todo o mundo?, disse um porta-voz em comunicado. ?Como em qualquer outro negócio global responsável, nós analisamos o impacto de qualquer possível saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, não estamos discutindo detalhes de nenhuma análise interna de negócio?.