Cotidiano

Jaguar Land Rover inaugura fábrica de R$ 750 milhões no Rio

ITATIAIA – A montadora britânica de veículos Jaguar Land Rover inaugurou nesta terça-feira a primeira fábrica totalmente própria fora do Reino Unido em Itatiaia, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O investimento da empresa foi de R$ 750 milhões e emprega 400 funcionários na nova unidade.

A fábrica de 60 mil metros quadrados será responsável pela produção local dos modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport — que respondem por 70% das vendas da marca no país. Os veículos produzidos aqui chegarão às concessionárias ainda este mês. A Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC.

Segundo Wolfgang Stadler, diretor executivo global de manufatura da JLR, não há planos concretos para fabricar carros da Jaguar no país por enquanto, mas eles analisam o mercado para possivelmente trazer a produção de algum modelo para cá.

A indústria automotiva nacional é uma das que mais tem sofrido devido à recessão econômica. De janeiro a maio deste ano, a produção nacional de veículos encolheu 24,6% frente ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em meio a esse cenário, Neale Jauncey, diretor de operações da fábrica de Itatiaia, afirma que a capacidade total instalada será de 24 mil unidades ao ano.

— Vamos demorar um tempo para aumentar isso. Esse número está de acordo com a demanda de mercado e vamos aumentar conforme o mercado se recuperar e alinhar nossa produção para isso.

Stadler afirmou que a montadora não descarta exportar a produção dos modelos no futuro:

— A situação pode mudar no futuro, mas, atualmente, não estamos planejando. Sempre observamos diferentes oportunidades, estamos pesquisando e vendo a força de outros mercados também. Em alguns anos, essa situação poderá mudar.

A companhia afirma que a inauguração faz parte da estratégia global de expansão. No Brasil, o segmento de veículos esportivos premium responde por 2,5% do mercado total de automóveis e a companhia quer aumentar essa participação, que pode chegar a 10% em mercados maduros, de acordo com a montadora.

Quanto à expecativa de vendas no país, diante da queda da demanda de bens de consumo duráveis, como automóveis, Frank Wittemann, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, afirma que espera alcançar o mesmo nível de vendas no ano passado.

— Produzimos o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, que são 70% de nossas vendas no Brasil. São os principais carros que produzimos aqui no Brasil. Portanto, o investimento está seguindo a direção certa para os carros principais. Como vocês sabem, o mercado passa por uma situação difícil e não está aquecido em 2016, mas a JLR quer manter o mesmo nível de vendas do ano passado — sustentou o executivo.

Segundo a Anfavea, até maio de 2016, a venda de veículos caiu 26,6%, totalizando 811,74 mil unidades. No ano passado, nesse mesmo período, o volume total havia sido de 1,10 milhões unidades.