Cotidiano

Jader defende Lei do Abuso e diz que magistrados têm medo de serem julgados

BRASÍLIA – Em acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e falando em nome do PMDB do Senado, o ex-presidente da Casa Jader Barbalho (PMDB-PA) fez um duro discurso defendendo a votação da Lei que pune o Abuso de Autoridade. Diante de um plenário calado, Jader fez críticas à reação de magistrados e de parte da imprensa ao projeto da Lei do Abuso, de autoria do presidente do Senado. Num silêncio sepulcral, ele defendeu Renan, afirmando que ele foi muito criticado. E criticou as delações não homologadas e acusou juízes de quererem ter mais poder que na época da ditadura com o Ato Institucional número 5

– Acusa-se o Congresso de querer travar a Lava-Jato, para atrapalhar as investigações! Onde está travada (a Lava-Jato)? Esse é o momento de reagir. Depois que esse Congresso estiver totalmente avacalhado (vamos reagir)? Quando ouço dizer que Abuso de Autoridade é para atrapalhar a Lava-Jato, o combate à corrupção. Não sou contra a operação Lava-Jato. O que fico espantado é que não só Vossa Excelência mas o Congresso foram acusados de impedir as dez medidas contra a corrupção. Como? Onde essa operação já foi prejudicada ou interrompida? – disse Jader, quase aos berros.

Em seu discurso, Jader também defendeu o presidente Temer.

– E está em marcha um processo para derrubar o presidente Michel Temer. Não querem esperar 2018! O esquema é avacalhar o governo, o Congresso!

O senador disse ainda que o autor, há nove anos, de proposta neste sentido foi o ministro do STF Teori Zavascki. E provocou os magistrados, querendo saber as razões de tanta reação à proposta.

– É medo de quem que o pessoal da Lava-Jato e outros julgadores têm? Afinal, a lei diz que são os colegas juízes é que vão julgar. Então, estão com medo que os colegas os condenem por excessos. Querem poderes que nem os militares tiveram com o AI-5! Que história é essa de que deputado não vale nada, que político é marginal? Também os grandes empresários brasileiros são marginais, foram avacalhados – argumentou o senador.

Jader criticou ainda o vazamento de delações premiadas e as prisões preventivas na Lava-Jato.

– Chega, senhor presidente! Não se pode aceitar delações. O que não posso é aceitar que delações que sequer foram confirmadas pelos delatores. Não aceito que delações que não foram aceitas juridicamente possam ser publicadas como verdade. Prisão preventiva sem prazo, passou a ser condenação. Estão condenadas à execração pública.

Jader chamou os magistrados e envolvidos na operação de “essa gente”:

– Essa gente fez condenação por antecipação!