Esportes

'Já tivemos situações mais desafiadoras', diz federação sobre ventos da Lagoa

201608101010520069_AP.jpgRIO ? “Bom dia mais uma vez”. Com esta frase, acompanhada de um sorriso irônico, o diretor-executivo da Federação Internacional de Remo (Fisa), indicou que vem dando mais entrevistas coletivas do que esperava. O motivo é sempre o mesmo: a ventania na Lagoa Rodrigo de Freitas, que provocou nesta quarta-feira o cancelamento das competições pela segunda vez nesta Olimpíada, forçando novas alterações no calendário das regatas.

Remo 09-08

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

As mudanças no cronograma podem levar a algumas atitudes de contingência, como eliminar etapas e até encurtar a raia, que passaria a ter apenas 1000 metros em vez de 2000 metros, poupando os atletas do trecho inicial, que é mais atingido pelo vento. Smith garante que as condições da Lagoa, embora venham dificultando a prática do remo, são menos complexas do que em outros locais.

? Comecei em 1995 como diretor-executivo e já passei por muita coisa. É muito mais estressante quando há condições desiguais de vento. Além disso, a regata olímpica é muito menor do que outras que organizamos. Então, já tivemos situações muito mais desafiadoras ? explicou Smith, citando os Jogos de Londres-2012 como um desses cenários mais complicados, devido à inconstância do vento:

? Houve uma quarta-feira em Londres que foi um dos dias mais difíceis que já tive. O vento estava mudando muito de direção, o que trazia condições injustas. Tínhamos que tomar decisões sem empregar um padrão, “brincando de Deus”, o que podia prejudicar muito algum atleta ? completou.

O novo calendário prevê regatas até 14h de quinta e até 13h de sexta-feira, de forma a encaixar as provas que foram canceladas nesta quarta. A medida encurta a janela de treinos dos atletas de canoagem nesses dois dias: em vez de 13h às 15h como planejado, fica de 14h15 às 15h e 13h25 às 15h, respectivamente. Antes, a ideia era que as regatas nesses dois dias acabassem antes de meio-dia. Já a agenda de sábado, a princípio, segue inalterada, com finais entre 09h30 e 11h30m.

Veja também na série em vídeo: Segredos Olímpicos: Motor e proa

Embora o novo calendário tenha programado regatas até 14h de quinta-feira, a previsão para este dia é de condições climáticas semelhantes a esta quarta, em que as competições acabaram canceladas. A situação na quinta deve piorar justamente a partir do meio-dia, com ventos de mais de 30 km/h e rajadas que podem ultrapassar os 40 km/h.

A prioridade no novo calendário foi para semifinais e Finais A, que valem medalha. Na quinta, há finais A de seis categorias, entre 10h10m e 11h44. Depois disso, há apenas semifinais C e D e finais B e C, que não valem medalha e contam apenas para efeitos de classificação geral. São estas as etapas que podem ser descartadas caso as condições climáticas se provem um desafio, mas por enquanto estão mantidas no cronograma.

? Avisaremos na manhã de quinta se há condições para que as regatas aconteçam à tarde. Hoje (quarta) era muito improvável que as condições fossem melhorar ao longo do dia, por isso decidimos mandar todos os remadores para casa ? afirmou Smith.

Ainda não há previsão de necessidade de utilizar o domingo como um dia extra. Por enquanto, a previsão segue que as regatas olímpicas se encerrem no sábado pela manhã. O sábado à tarde está reservado para adaptações na Lagoa Rodrigo de Freitas para a competição de canoagem, que começam no dia 15. No entanto, caso seja necessário esticar o calendário remo, as mudanças teriam de ser feitas apenas no domingo.

? No remo temos seis raias de 13,5 metros de largura. A canoagem usa nove raias de 9 metros. Eles precisam fazer essas mudanças antes da competição, com mergulhadores entrando e fazendo as adaptações. Se precisarmos usar a tarde de sábado para o remo, então os mergulhadores terão bastante pressão para fazer o trabalho no domingo ? reconheceu Smith.