Cotidiano

J. K. Rowling lança texto com informações sobre 'Hogwarts' americana

RIO ? Em uma estratégia para manter os fãs animados com a versão cinematográfica de “Animais fantásticos e onde habitam”, trilogia cuja primeira parte chega aos cinemas em novembro de 2016, o site oficial do universo de Harry Potter (o “Pottermore.com“) vem sendo inundado com material inédito. Nesta terça-feira, J. K. Rowling publicou um texto (em inglês) em que conta mais sobre a Escola Ilvermorny de Bruxaria e Magia, uma espécie de “Hogwarts” americana.

Trailer de ‘Animais fantásticos e onde habitam’

Links Harry PotterCom a história da escola americana, a escritora aprofunda o universo mágico fora da Europa. Em março, ela publicou ?Magic in North America? (“Magia na América do Norte”), uma série dividida em quatro partes que conta rapidamente como o mundo dos bruxos se desenvolveu entre o século XIV e os anos 1920.

Ilvermorny foi fundada no século XVII pela imigrante irlandesa Isolt Sayre, uma descendente de Salazar Slytherin (fundador da Sonserina) e fica localizada no (real) Monte Greylock, em Massachussetts. Isolt foi para os Estados Unidos no barco Mayflower junto com outros peregrinos, para fugir de sua tia Gormlaith, que a raptou e assassinou seus pais quando ela tinha cinco anos.

Na nova terra, ela passou por muitas aventuras, encontrando criaturas mágicas desconhecidas e se vendo como a mãe adotiva de Chadwick e Webster, dois garotos mágicos salvos por ela. Junto com o marido, um trouxa chamado James Steward, Isolt cria a Ilvermorny para educar os filhos e outros bruxos, nativos e migrantes.

Assim como Hogwarts, a escola americana possui quatro casas, que homenageiam criaturas fantásticas locais: Horned Serpent, uma serpente com um chifre; Wampus, uma espécie de pantera muito perigosa; Thunderbird, um pássaro capaz de criar tempestades quando voa; e Pukwudgie, uma espécie de goblin que não gosta muito de humanos.

Quando os novos alunos chegam a Ilvermorny, eles são conduzidos ao hall de entrada, onde há a representação de um nó górdio esculpida no chão. A criança deve ficar parada sobre a escultura, que vai reagir de forma diferente de acordo com a casa para a qual o estudante deve ser encaminhado: a serpente acende o cristal incrustado em sua testa, o Wampus ruge, o Thunderbird bate as asas e o Pukwudgie levanta uma flecha.

ANIMAIS FANTÁSTICOS

O site “Pottermore” também lançou um novo teaser do filme “Animais fantásticos e onde habitam”, primeira experiência de J. K. Rowling escrevendo um roteiro cinematográfico. Mesclando cenas já vistas no trailer com outras inéditas, a autora diz que seus heróis são sempre pessoas que se sentem isoladas e estigmatizadas.

A escritora ainda conta que começou a se apaixonar pelo personagem Newt Scamander (feito pelo ganhador do Oscar Eddie Redmayne) quando estava escrevendo a saga de Harry Potter. A princípio criado apenas como o autor de um livro-texto usado em Hogwarts, ela foi se interessando e sabendo cada vez mais sobre o “magizoólogo”, que viaja pelo mundo estudando criaturas fantásticas e desembarca em Nova York em 1926. J. K. Rowling fala sobre Newt Scamander