Cotidiano

Ivo Lopes é responsável por mudanças no cardápio do Alessandro & Frederico

RIO — Para fazer comida, de fato, ele entrou pela primeira vez em uma cozinha aos 13 anos. Na época, o local de trabalho era um trailer, à beira da praia, na então Avenida Sernambetiba. De lá para cá, Ivo Lopes já acumula 26 anos no ofício de cozinheiro. Pernambucano criado no Rio, o novo chef executivo da rede Alessandro & Frederico vem reformulando aos poucos os cardápios das filiais. O do Fashion Mall foi modificado este mês.

No início dos anos 2000, Ivo embarcou em uma jornada de descobertas e aprendizado culinário pela região da Toscana, na Itália, período que garante servir de inspiração, agora, para o novo cardápio.

Com passagens pelos restaurantes Due Cuochi Cucina, em São Paulo; e Locanda de La Mimosa, em Petrópolis, onde trabalhou as bases da culinária italiana, ele se diz pronto para ocupar o cargo de chef executivo das filiais do Alessandro & Frederico. Após implementar com sucesso o novo cardápio no restaurante de Curitiba, ele aguarda a reação dos clientes das lojas do Fashion Mall e do Rio Design Barra, que deve receber os novos pratos em julho.

A mudança significativa no menu foi ideia dele, que pretende imprimir sofisticação à casa, com receitas como tortellini de coelho e paleta de cordeiro.

— Trocamos cerca de 80% do cardápio, mas com o cuidado de manter as raízes na culinária italiana. O restaurante tinha uma comida muito simples. Agora, trago uma culinária mais criativa, com mais sofisticação — diz.