Cotidiano

Ivanka Trump vai a jantar luxuoso em dia dramático para refugiados nos EUA

RIO ? Num dia de caos humanitário para refugiados em aeroportos dos Estados Unidos, a filha do presidente Donald Trump vivia uma realidade bastante diferente. Ivanka Trump publicou nas redes sociais uma foto em uma noite de gala com o seu marido, Jared Kushner, que é assessor presidencial na Casa Branca. Em trajes luxuosos, o casal saiu para jantar no Alfalfa Club, em Washington, e acabou sendo duramente criticado pela falta de sensibilidade com a situação dos imigrantes detidos ao desembarcarem em várias partes do país. Trump proibiu a entrada ao país de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, provocando protestos em várias cidades no fim de semana.

Quebrando décadas de tradição, Trump não compareceu ao jantar anual na capital americana, que costuma reunir figuras de grande influência no país. Sem nenhuma legenda para a foto, Ivanka publicou apenas a imagem ao lado do marido: ela em um vestido prateado até os pés; ele, em um smoking preto e branco.

Mas logo após a publicação ir ao ar, a reação de muitos internautas não foi nada boa. Muitos criticaram a empresária por não mostrar solidariedade à grave situação em que se encontram refugiados nos aeroportos do país. Muitos deles foram detidos ou impedidos de desembarcar por conta da ordem executiva de Trump para proibir temporariamente a chegada de pessoas de Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen.

Não é a primeira vez que os hábitos luxuosos de Ivanka são criticados. Em novembro, a sua linha de jóias usou uma entrevista da filha de Trump para promover uma pulseira de diamantes avaliada em US$ 10,8 mil. Posteriormente, a companhia se desculpou pelo episódio.